O governo da Itália oficializou a quarentena devido ao coronavírus em todo o país na última segunda-feira (9), mas os italianos estão encontrando formas alternativas de se comunicar e relacionar. Nesta sexta-feira (13), moradores de Nápoles, no sul do país, e na capital Roma foram vistos nas janelas e varandas de suas casas interagindo com canções populares do idioma local.
Usuários nas redes sociais registraram o momento em que vários vizinhos em Roma foram flagrados cantando Bella Ciao, um dos clássicos da música italiana por ter sido um símbolo de resistência contra o fascismo.
Jéssica Phelan filmou a própria janela, na capital, que mostra os vizinhos entoando os versos da música:
A cena foi vista também em Turim:
Sem poder circular livremente, os moradores de Nápoles também foram gravados cantando Abbracciame, popular na voz de Andrea Sannino, em suas varandas.
As "apresentações" estão sendo combinadas pelas redes sociais, batizadas como "flashmobs sonoros".
Nesta sexta-feira, a Itália informou que o total de infectados pelo coronavírus passou de 17 mil pessoas e que houve 250 mortes em todo o seu território.
Mapa do coronavírus
Acompanhe a evolução dos casos por meio da ferramenta criada pela Universidade Johns Hopkins:
Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, esclareça dúvidas e confira como se proteger da doença. Para receber boletins por e-mail sobre o assunto — com duas edições diárias —, acesse aqui.