O pico do atual surto da doença por coronavírus (covid-19) terminou na China, disse Mi Feng, porta-voz da Comissão Nacional de Saúde em entrevista coletiva em Pequim nesta quinta-feira (12). As informações são da agência de notícias oficial do governo chinês.
O número de novos casos no país continua a cair e Mi Feng anunciou que, em Wuhan, o epicentro da doença, na província de Hubei,caiu para um único dígito, com apenas oito casos relatados na quarta-feira (11). Fora da localidade, apenas sete novos casos foram registrados, mas seis foram importados do Exterior, o que representa o novo desafio do país para conter a epidemia na China.
Nas últimas 24 horas, 11 pessoas morreram, também o menor número desde 24 de janeiro. No total, o novo coronavírus já matou 3.169 pessoas na China, o país mais afetado do planeta.
Vida voltando ao normal em Hubei
Com os resultados positivos das últimas semanas, as autoridades começaram a flexibilizar as restrições sobre os 56 milhões de habitantes da província de Hubei, que tem Wuhan como capital.
Muitas cidades de Hubei estavam isoladas, mas agora as pessoas saudáveis já podem viajar dentro das fronteiras da província. Várias empresas estão retomando progressivamente suas atividades em Wuhan e no restante de Hubei.
Com os seis novos casos "importados" anunciados nesta quinta-feira, o total de infectados procedentes do exterior chega a 85.
Para tentar evitar a propagação, Pequim anunciou na quarta-feira que qualquer pessoa que chegue à capital de outro país ficará em quarentena por 14 dias. No total, a China registrou 80.793 casos do novo coronavírus.
Mapa do coronavírus pelo mundo
Acompanhe a evolução dos casos por meio da ferramenta criada pela Universidade Johns Hopkins