Depois de 14 dias de quarentena em Anápolis (GO), os 58 repatriados da China por causa do coronavírus começam a voltar para casa neste domingo (23). A partir das 11h 30min os primeiros voos partem da Base Aérea. Mas antes eles participam de uma cerimônia com o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, que marca oficialmente a liberação. Do grupo, 34 pessoas estavam em Wuhan – cidade considerada o epicentro do coronavírus -, e o restante faz parte da equipe de resgate do governo brasileiro.
Durante o período de quarentena, os brasileiros foram submetidos a três coletas de exames, a última na sexta-feira (21), e todos os resultados deram negativo para o coronavírus. Os repatriados receberam do Ministério da Saúde uma declaração de que estão livres da doença.
No sábado (22) o Ministério da Defesa divulgou um vídeo do momento em que os brasileiros ficaram sabendo que seriam liberados. Um médico do Ministério da Saúde faz o anúncio e pede que todos tirem a máscara como um gesto pelo fim da quarentena. Em seguida, todos eles, emocionados gritaram e aplaudiram quando retiraram as máscaras.
Aviões da Força Aérea Brasilia (FAB) levarão os brasileiros para nove Estados, em um aproveitamento de voos de transporte logístico de material e de militares, de acordo com os seguintes destinos:
Distrito Federal (Ala 1 – Base Aérea de Brasília) - 20 passageiros, sendo 9 militares, 1 profissional do Ministério da Saúde, 1 profissional da EBC e 9 repatriados;
São Paulo (Base Aérea de São Paulo) - 13 passageiros, sendo 11 repatriados, um militar e uma integrante do Ministério da Saúde;
Rio de Janeiro (Ala 11 – Base Aérea do Galeão) - 11 militares;
Paraná (Aeroporto Internacional Afonso Pena) - 5 repatriados;
Santa Catarina (Base Aérea de Florianópolis) - 4 repatriados;
Minas Gerais (Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa) - 3 repatriados; e
Pará (Campo de Provas Brigadeiro Velloso) - 1 repatriada.
Dois repatriados que serão levados para Brasília seguirão em voos comerciais para o Maranhão e para o Rio Grande do Norte. Um repatriado permanecerá em Anápolis.