Um médico chinês que foi um dos primeiros a alertar publicamente sobre o novo coronavírus morreu em decorrência da doença nesta quinta-feira (sexta-feira pelo horário local), segundo o anúncio do hospital em que ele estava internado.
O oftalmologista Li Wenliang morreu da infecção às 2h58min (horário local), informou o Hospital Central de Wuhan em uma postagem publicada na plataforma de mídia social chinesa Weibo.
"O oftalmologista Li Wenliang de nosso hospital, que infelizmente foi infectado enquanto lutava contra a epidemia de pneumonia do novo coronavírus, morreu às 02h58 (...) apesar de todos os esforços realizados para salvá-lo", afirma a publicação.
Após atender pacientes com sintomas similares aos da Síndrome Respiratória Aguda Severo (Sars) em dezembro de 2019, Li enviou uma mensagem a seus colegas advertindo que usassem máscaras para se protegerem. Mais tarde, as autoridades o acusaram, junto com outras oito pessoas, de "propagação de rumores".
Ele contraiu a doença ao tratar um paciente. Internautas chineses se referiram a ele como um herói. Mais de 560 pessoas morreram na China pelo novo coronavírus, que infectou 28 mil no país.
Nesta quinta-feira, a imprensa chinesa chegou a noticiar a morte do médico, mas o hospital negou em postagem de rede social. Mais tarde, o próprio hospital confirmou a informação, segundo a CNN.