Administrado pela Associação Hospitalar Vila Nova (AHVN), de Porto Alegre, o Hospital de Charqueadas completa um ano em funcionamento na próxima terça-feira (1º). Em doze meses, 43 mil atendimentos foram realizados no setor de emergência, e mais de 1,2 mil internações foram realizadas.
Antes da reabertura, em outubro de 2018, a instituição ficou 13 anos sem receber pacientes nos leitos de internação e, desde setembro de 2017, o pronto-atendimento estava com as portas fechadas.
O Hospital de Charqueadas conta com 60 leitos, dos quais 30 são destinados a pacientes do sistema prisional e nove para o setor de saúde mental. De acordo com o presidente da AHVN, Dirceu Dal Molin, foram quase 12 mil procedimentos ambulatoriais nesses 12 meses.
— Temos atendimento 24 horas, com uma média de 120 consultas por dia — detalha.
Neste um ano, a instituição contabiliza 13.123 exames laboratoriais, 6.378 exames radiológicos, 231 tomografias e 440 ecografias.
— Também passamos a fornecer laudos para exames de raio-X de forma mais ágil. Para exames sem urgência, o resultado sai em até 24 horas, tempo que chegava a 15 dias anteriormente. E para os exames que exigem urgência, o laudo fica pronto em até 60 minutos — ressalta Dal Molin.
Para viabilizar a retomada da casa de saúde, o governo estadual se comprometeu em repassar, mensalmente, R$ 408 mil. A contrapartida da prefeitura de Charqueadas ficou em R$ 380 mil.