Bastante comum, o hábito de estalar o pescoço pode, em raros casos, resultar em um acidente vascular cerebral (AVC). Foi o que aconteceu com um homem de 28 anos de Oklahoma, nos Estados Unidos.
Conforme a rede CBS, Josh Hader sofria com um desconforto na região e resolveu fazer o que muitos fazem: estalar o pescoço em busca de alívio. Os instantes seguintes, relatou, foram de uma sensação estranha. Ele não conseguia caminhar em linha reta e sua visão ficou embaçada. Prontamente, foi encaminhado ao hospital, onde recebeu o diagnóstico de AVC.
Embora banal para uma grande parte da população, o ato pode trazer riscos a pessoas suscetíveis.
— Não é que o estalar cause isso, mas o movimento brusco em pessoas predispostas pode causar descolamento da parede interna das artérias que levam sangue para o cérebro — explica a médica Sheila Martins, chefe do serviço de Neurologia do Hospital Moinhos de Vento.
Diante desse quadro, pode acontecer a interrupção da circulação do sangue nessa região ou mesmo a formação de um coágulo. Quedas de bicicleta, acidentes de trânsito no qual se faz um movimento de “chicote” (vai e volta abrupto) e até mesmo as puxadas de uma escova progressiva poderiam acarretar problemas similares, acrescenta a médica.
— Não é a causa mais comum na população em geral, porém é mais frequente em crianças e jovens adultos — completa.
O que é o acidente vascular cerebral
Popularmente conhecido como derrame, o acidente vascular cerebral (AVC) é o termo médico para descrever o surgimento súbito de um déficit neurológico provocado por um problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central. Há dois tipos de AVC:
- AVC isquêmico: é o mais comum, correspondendo a cerca de 85% dos casos. Ocorre quando há a obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria do cérebro, provocando falta de circulação. Entre as causas, pode estar o aparecimento gradual de material viscoso e gorduroso nas paredes dos vasos ou o deslocamento de um coágulo de sangue formado em algum lugar do corpo _ ele se solta e flutua até os vasos cerebrais, onde provoca a obstrução da circulação.
- AVC hemorrágico: causado pela ruptura espontânea (não traumática) de um vaso. O sangue extravasa para o interior do cérebro ou para o espaço ao redor.