Na quarta-feira (22), seis brasileiros foram encontrados mortos em um apartamento alugado pelo Airbnb no Chile. A suspeita inicial é de que teria ocorrido um vazamento de gás e as pessoas teriam se intoxicado com monóxido de carbono.
Em decorrência do caso, o primeiro tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, Rafael Vieira Cabral, deu entrevista ao programa Gaúcha+ sobre os cuidados a serem tomados com sistemas de aquecimento e explicar sobre a substância que pode ter matado os brasileiros.
— É importante a gente falar aqui que o gás não pode ser visto, ele é incolor, e não possui cheiro também, é inodoro e ele é resultante de alguma queima (...) que pode ser, o próprio gás de cozinha, a queima de um querosene, queima de madeira, ou algum material combustível que acaba liberando esse gás no ambiente — afirmou.
De acordo com o primeiro-tenente, principalmente no Rio Grande do Sul, muitas casas possuem calefação ou sistemas de aquecedores de água. No entanto, esses métodos não são totalmente seguros:
— O sistema de calefação é através do GLP, já os aquecedores de água eles são através do GLP e do gás natural. Meus problemas com isso: o GLP, se ele tiver um problema de calefação, onde ele vai dar? Numa possível queima dos gases. Se tiver alguma adaptação no sistema, se tiver alguma instalação irregular, uma empresa que não seja devidamente cadastrada, não realizada por profissionais.
Ouça, abaixo, a entrevista na íntegra:
Segundo Vieira Cabral, os sintomas de intoxicação por gás incluem dor de cabeça, enjoo, confusão mental e sonolência. Dependendo da concentração da substância no ambiente, a pessoa afetada pode desmaiar e até morrer.
— Começou a sentir esses sintomas, viu que a casa tá toda fechada por causa do inverno, por causa da baixa temperatura? Abre a porta, abre a janela, sai para um local arejado, certo? Se tiver condições, desliga os equipamentos que são à base de combustível. Pra gente ter uma noção do índice de monóxido de carbono que a gente possa estar esperando é só através do exame de sangue. Essa pessoa tem que receber atendimento médico logo posterior, saia desse local.
Cuidados com casas fechadas e estufas
Dentre os equipamentos citados pelo primeiro tenente, a estufa elétrica foi apontada como um daqueles que as pessoas utilizam de maneira errônea. De acordo com ele, é necessário, ao utilizá-la, deixar o ar circular no ambiente de alguma forma — deixando uma fresta da porta aberta, por exemplo.
— A estufa elétrica devido à energia que é transformada pelos joules, ela é vai transformar em energia térmica e, sim, essa vai queimar o oxigênio ali dentro. Pode demorar algum tempo, horas? Sim. Mas tu tem que saber que teu índice de oxigênio de ambiente, se ele estiver com as portas fechadas, sem nem uma fresta da janela, ele vai diminuir o índice de O² no ambiente.
O primeiro tenente recomendou que, para uso noturno, o melhor aquecedor a ser utilizado para aquecer a casa é a óleo. Além disso, é necessário manter este equipamento longe de crianças e materiais combustíveis, para evitar acidentes.