Criado em 2008, o Airbnb é uma plataforma de aluguel de acomodações ao redor do mundo. Baseado no compartilhamento, tornou-se popular por um atrativo em especial: costuma oferecer acomodações mais baratas que hotéis, ajudando muitos viajantes a economizar sem precisar abrir mão do roteiro desejado.
A locação, no entanto, exige atenção. O caso dos brasileiros encontrados mortos em Santiago, no Chile, na quarta-feira (22), com suspeita de asfixia por inalação de gás expõe alguns cuidados necessários para garantir segurança durante a estadia.
O presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape), engenheiro civil Wilson Lang, cita a verificação de sistema de gás, tomadas, ar-condicionado e demais pontos do sistema elétrico como medidas básicas para evitar incidentes em imóveis alugados. Caso algum problema for identificado, o responsável por locar o imóvel tem de ser notificado imediatamente, segundo o engenheiro.
Lang destaca que, além dessas observações, o cliente tem de estar preparado para agir em situações de risco:
— Todo mundo tem de estar atento para desenvolver, vamos dizer assim, entre aspas, um "espírito prevencionista". Você entra em um cinema, senta para ver um filme e faz a primeira pergunta: se pegar fogo, por onde eu saio? Tudo isso tem de ser estimulado e desenvolvido.
Em seu site, o próprio Airbnb deixa algumas dicas para os usuários. Relatos de anfitriões e hóspedes anteriores também podem ajudar a se prevenir. Veja alguns cuidados importantes:
Confira os equipamentos disponíveis na acomodação, entre eles os recursos de segurança
Os anúncios do Airbnb costumam ser ricos em informações. Além da descrição e da avaliação do imóvel, há um espaço exclusivo para as comodidades, onde os futuros hóspedes podem conferir se o imóvel dispõe desde itens como TV e Wifi até equipamentos como detectores de fumaça e monóxido de carbono.
O próprio Airbnb fornece algumas dicas sobre os detectores. A empresa explica que esses equipamentos não são frequentes em algumas partes do mundo e sugere que os hóspedes adquiram seus próprios detectores para viagens em que as acomodações não possuam. No site há até exemplo de detector de monóxido de carbono portátil para os futuros hóspedes.
Contate o anfitrião e tire suas dúvidas
Uma das maiores facilidades do Airbnb é permitir que inquilinos temporários (hóspedes) conversem diretamente com os proprietários dos imóveis (anfitriões). Além de estabelecer uma relação de confiança que ajude a garantir a locação, esse diálogo pode ser um importante aliado para os hóspedes tirarem suas dúvidas, inclusive confirmar o que há ou não no imóvel para casos de emergência.
Fique atento aos detalhes das fotos
Os anfitriões disponibilizam fotos do imóvel em seus anúncios. Cabe aos futuros hóspedes prestar atenção dos detalhes, mesmo os menos atrativos: como e onde estão dispostos equipamentos? Em qual estado de manutenção parecem estar? Quais as rotas de saída? Perguntas como essas podem servir como um cuidado extra na hora de definir uma locação.
Leia os comentários
Os hóspedes anteriores podem ajudar a enriquecer os detalhes que você possui sobre a acomodação com base na experiência que tiveram, inclusive confirmar se o local dispõe de todos os recursos anunciados. Os pontos negativos avaliados por eles podem servir de alerta para você finalizar ou não o pedido de locação.
Faça uma verificação de segurança
Antes de desfazer as malas, faça uma verificação de segurança pela acomodação. Veja onde ficam os equipamentos de emergência e recorra ao anfitrião caso não localize algum item.
Airbnb se manifesta sobre morte de brasileiros no Chile
Após confirmar que o apartamento em que estavam os brasileiros mortos em Santiago, no Chile, foi alugado via Airbnb, a empresa emitiu uma nota nesta quinta-feira (23), informando que está em contato com familiares das vítimas para "prestar todo apoio necessário". "Estamos profundamente consternados com este trágico incidente. Nós nos solidarizamos com os familiares e estamos em contato para prestar todo apoio necessário aos familiares neste momento difícil. A segurança de nossa comunidade de viajantes e anfitriões é a nossa total prioridade", diz o comunicado.
A Airbnb também destacou que os anfitriões precisam estar adequados às normas de segurança ao promover o aluguel de imóveis no aplicativo e que fornece uma cartilha onde esclarece questões de segurança a hóspedes e aos donos dos imóveis.