A prefeitura de Caxias do Sul decidiu ampliar para 150 dias o prazo para a entrega de novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu). O edital de licitação previa, inicialmente, um período de 90 dias. Duas empresas interessadas apresentaram recursos para aumento desse prazo, sob a alegação de que o final de ano é época de férias coletivas, o que inviabilizaria a entrega em três meses. Apesar de negar os recursos, a administração municipal decidiu aumentar o prazo.
Com a alteração, o edital sofreu modificação e, por isso, a apresentação das propostas também foi adiada para esta segunda-feira (12), às 14h. Inicialmente, o edital previa apresentação em 29 de outubro.
A empresa vencedora da licitação foi a DRSUL Veículos, única a apresentar propostas para os lotes 1 e 2. Eles englobam as ambulâncias, separadas de acordo com os equipamentos necessários, já que uma delas é de suporte avançado. Essa foi orçada em R$ 220 mil. A outras oito custarão R$ 215 mil cada. O lote 3, referente à motolância, não teve interessados.
A frota do Samu será totalmente renovada. Das nove ambulâncias, a de suporte avançado e quatro de suporte básico farão parte da frota do Samu. As demais vão para o setor de transporte de apoio — casos em que há agendamento, como transferência entre pronto atendimentos, hospitais e municípios. A motocicleta será adaptada e transformada em uma motolância, serviço já oferecido na cidade.
A idade da frota atual chega a 12 anos no caso dos veículos de apoio. No Samu, varia entre cinco e oito anos. Por dia, são entre 60 e 80 deslocamentos de ambulâncias do Samu em média.