Equipes da Secretaria da Saúde de Caxias do Sul estão nas ruas neste sábado (10) para conferir em domicílio a carteira de vacinação de crianças de seis meses a menos de cinco anos. A ação, que começou às 8h, é uma recomendação do Ministério da Saúde para ter um diagnóstico mais preciso da cobertura vacinal do município, além de colocar em dia as vacinas atrasadas. O trabalho segue até as 17h.
De acordo com Gabriela Carrard, diretora da Vigilância em Saúde da secretaria, o foco é verificar a vacinação de sarampo e poliomielite. Caso haja outras vacinas atrasadas, porém, as crianças também serão imunizadas. Ao todo, a intenção é verificar a situação de 1.175 crianças.
— É importante destacar que essa é uma ação pontual de monitoramento. As pessoas devem continuar procurando as unidades básicas de saúde (UBS) para se imunizar — alerta Gabriela.
Cada equipe é composta por, no mínimo, três pessoas: um vacinador, um profissional responsável por analisar o cartão de vacina e um agente de saúde. Eles estão identificados com jaleco e crachá da prefeitura.
Caxias do Sul atingiu a meta de vacinar 95% do público recomendado pelo Ministério da Saúde na campanha de vacinação contra pólio e sarampo realizada em agosto. Apesar disso, a cidade segue a tedência do restante do país de queda na vacinação para todas as doenças. Segundo Gabriela, de 2014 a 2016, o índice de imunização na cidade era de 98% a 100%. No ano passado, o número caiu para 88%, enquanto neste ano, até outubro, apenas 68% da população estava com as vacinas em dia.