A partir desta quarta-feira (01) o Samu de Caxias do Sul passa a contar com uma motolância. A motocicleta que começa a circular nesta quarta é a mesma cedida há quase cinco anos pelo Governo Federal. A prefeitura até cogitou devolver a moto em 2013, mas desistiu e optou em colocar o veículo em funcionamento.
Ainda na gestão passada, de José Ivo Sartori, dentre as justificativas para não utilizar o serviço estava uma orientação de circular em duplas e questionamentos do Sindicato dos Servidores do Municipais de Caxias a respeito da permissão para que os profissionais de saúde conduzissem a motocicleta. Também havia dúvidas, por parte da secretaria da Saúde de Caxias se o serviço, de fato, seria positivo. Em abril de 2013, já no governo de Alceu Barbosa Velho, a secretaria estava decidida a devolver a motolância.
De acordo com a secretária da Saúde de Caxias, Dilma Tessari, os bons resultados do atendimento realizado por motolância em outras cidades fez a prefeitura mudar de ideia.
"O tempo foi passando e mostrou que o serviço está bom em outros lugares. Nós tínhamos a moto na mão e iriamos devolver. É diferente de pedir e tentar implementar. Então, só colocamos em operação. Estamos muito esperançosos de que esse serviço venha a acrescentar", diz a secretária.
A secretária garante que a moto passou por uma revisão e, mesmo parada há quase cinco anos, está em condições de funcionamento. O serviço de motolância atenderá apenas durante o dia, em pista seca, e no perímetro urbano, nos locais onde há mais congestionamento. O objetivo é prestar os primeiros socorros e agilizar o atendimento antes da chegada da ambulância. A moto é conduzida por um técnico em enfermagem, que também carrega um desfibrilador.
O telefone do Samu é o 192.