Após ser prorrogada devido à baixa procura nos postos de saúde, terminou nesta sexta-feira (14) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo no Rio Grande do Sul. Dos 497 municípios gaúchos, 378 atingiram a meta de vacinar 95% do público-alvo. Outros 96 estão bem próximos de atingir.
No entanto, existem ainda 23 que estão abaixo dos 80%. Porto Alegre é um deles. A Capital chegou a 69% da meta. Para tentar melhorar os índices, neste sábado (15), a cidade vai realizar mais um Dia D. Estarão abertos 109 postos, entre 8h e 17h.
Os números finais de todo o Rio Grande do Sul indicam que a cobertura de vacinação foi de 94,14% para a pólio e 93,80% para o sarampo.
Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, restam ser aplicadas cerca de 100 mil doses para que o RS atinja a meta. Em razão disso, mesmo com o término da campanha, as vacinas seguirão disponíveis nos postos para a faixa etária da estratégia: crianças de um ano a menores de cinco. Também precisam se imunizar aqueles que estiverem dentro do calendário básico de vacinação.
O Estado teve, até o momento, 29 casos confirmados de sarampo, sendo que 22 foram em Porto Alegre.