Até a última segunda-feira (10), foram confirmados 1.673 casos de sarampo em todo o país, e 7.812 estão sendo investigados, segundo atualização feita nesta quarta-feira (12) pelo Ministério da Saúde com base nas informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde.
Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo: no Amazonas, são 1.326 casos e 7.738 em investigação; e em Roraima, o Estado trabalha com o registro de 301 casos da doença, sendo que 74 continuam em investigação.
"Os surtos estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus (D8) que está circulando no país é o mesmo que circula na Venezuela, país que enfrenta um surto da doença desde 2017. Alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados nos Estados de São Paulo (2), Rio de Janeiro (18); Rio Grande do Sul (18); Rondônia (2), Pernambuco (4) e Pará (2)", diz nota divulgada pela pasta.
Até o momento, no Brasil, foram confirmados oito óbitos por sarampo, sendo quatro em Roraima (três estrangeiros e um brasileiro) e quatro no Amazonas (todos brasileiros, sendo dois do município de Manaus e dois do município de Autazes).
Campanha
Dados preliminares do sistema de informação do Programa Nacional de Imunização, alimentado pelos Estados, indicam que a média nacional de vacinação para sarampo está em 94,7%. Foram aplicadas em todo país mais de 11,2 milhões de doses da vacina.