O índice de vacinação contra a pólio e o sarampo entre as crianças da faixa de um ano tem causado preocupação ao Ministério da Saúde. De acordo com o órgão, apenas 85% delas estão imunizadas, sendo que a meta é atingir 95% até a sexta-feira (14). Nesta terça-feira (11), o ministério informou que 800 mil crianças ainda não foram vacinadas contra as duas doenças, totalizando 93% de cobertura na faixa de um a cinco anos, público-alvo da campanha.
O índice de vacinação entre as crianças de três e quatro anos está com uma taxa acima da meta estipulada pelo governo, com 96,95% e 95,44%, respectivamente. Ao todo, 20,8 milhões de doses foram aplicadas em todo país – 10,4 milhões de cada vacina. Estados como Mato Grosso do Sul, Alagoas, Ceará, Goiás, Paraíba, Maranhão, Sergipe, Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia e Amapá já atingiram a meta de 95% .
De acordo com uma nota divulgada pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (11), o índice de cobertura vacinal do público-alvo no Rio Grande do Sul foi de 91,82% para as doses contra a pólio e de 91,48% para as doses aplicadas contra o sarampo. Até segunda-feira (10), os municípios com os percentuais mais baixos de vacinação eram Porto Alegre, Rio dos índios, Barão do Triunfo, Lavras do Sul, Coqueiro Baixo, Gramado Xavier, Charrua, Capão do Leão e Chuí. Nesses municípios, os índices são considerados críticos.
A Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio e Sarampo, que terminaria no dia 31 de agosto, foi estendida até a sexta-feira (14) para garantir maior cobertura da vacina em Estados que ficaram abaixo do índice esperado. As doses são gratuitas e estão sendo distribuídas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).