Existem diversos aplicativos criados com a intenção de orientar e auxiliar a mulher durante o período menstrual. Mas o Natural Cycles tem uma outra função interessante: funciona como anticoncepcional. As informações são do jornal Folha de São Paulo.
O aplicativo, que é indicado para mulheres maiores de 18 anos, foi recentemente aprovado pela FDA (agência americana responsável pela regulação de drogas e alimentos nos Estados Unidos) como apto para ser usado na prevenção da gravidez.
Em uma espécie de tabela digital, o app calcula os prováveis dias de fertilidade com base na temperatura corporal da mulher, que precisa ser medida diariamente logo ao acordar. Depois disso, os dados devem ser inseridos no aplicativo, que irá monitorar o ciclo menstrual das usuárias. É importante que seja usado um termômetro basal para tirar a temperatura, que é mais sensível que os comuns e é capaz de medir as mais leves alterações.
De acordo com um comunicado emitido pela FDA, “as mulheres que usam o aplicativo devem se abster de sexo ou usar proteção quando o alerta aparecer no programa”, que é emitido em dias em que a probabilidade de fertilidade é maior.
Antes de ser aprovado pela FDA, o aplicativo foi testado por mais de 15 mil mulheres, durante cerca de oito meses. Em casos em que a usuária seguiu corretamente as indicações dadas pelo aplicativo, a taxa de falha foi de 1,8%. Já em casos onde houve descuido — sexo com penetração e sem proteção em dias apontados como férteis pelo aplicativo — a taxa de falha ficou na casa dos 6,5%.
É importante lembrar que, mesmo sendo eficiente para combater a gravidez, o aplicativo não serve como prevenção para doenças sexualmente transmissíveis.