O relatório da prefeitura de Santa Maria e da Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgado no fim da tarde desta sexta-feira (27) mostra que, em duas semanas, aumentaram os casos de toxoplasmose em Santa Maria. No total, são 634 casos confirmados. O levantamento anterior, de 13 de julho, apontava 621.
Conforme o relatório, Santa Maria contabiliza 1.813 casos notificados, com 1.516 considerados suspeitos e 237 ainda pendentes de classificação.
O bairro Tancredo Neves é o que apresenta o maior número de pessoas com a doença. No local, são 90 casos confirmados. Em seguida, estão os bairros Pinheiro Machado (87), Nova Santa Marta (53), Juscelino Kubitschek (51) e Centro (37).
Em nota, o superintendente da Vigilância em Saúde do município, Alexandre Streb, informou que o surto está estabilizado.
— Aguardamos demais resultados das análises de amostras de água e ainda temos casos positivos para investigarmos. O surto, aparentemente, está estabilizado, mas não podemos dispensar ainda os cuidados básicos — destacou.
Os relatórios dos casos de toxoplasmose em Santa Maria são divulgados a cada duas semanas.