A prefeitura de Porto Alegre deu início nesta quinta-feira (19) ao fechamento definitivo da primeira comporta do Muro da Mauá após a enchente de maio. Das 14 comportas que fazem parte do sistema de proteção da capital, sete serão concretadas. Uma oitava está sob avaliação. A operação desta quinta-feira ocorre na comporta de número 3, localizada na altura da avenida Padre Tomé.
A obra, orçada em R$ 100 mil, deve se estender ao longo do mês de janeiro, em razão do recesso de final de ano. A mesma empresa responsável pelo fechamento da comporta de número 3 - a DW Engenharia - ficará responsável pela obra nas comportas de número 5 e 7. Para fechar os espaço em definitivo, será aplicado concreto armado.
Conforme o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), uma outra licitação terá que ser feita para as obras das comportas 8, 9, 10 e 13. O fechamento definitivo da comporta de número 14 ainda é incerto. Ela fica localizada na avenida Castelo Branco no cruzamento com a avenida Voluntários da Pátria.
Segundo a prefeitura, o fechamento atende a pedido da Portos RS. O motivo é redução do fluxo de pessoas no Cais Mauá nas últimas décadas.
Como estão as comportas
Comporta 1 (Usina do Gasômetro) - fica aberta e será renovada
Comporta 2 (Cais Embarcadero) - fica aberta e será renovada
Comporta 3 (Avenida Mauá x Padre Tomé) - será fechada permanentemente
Comporta 4 (Avenida Mauá x Sepúlveda) - fica aberta e será renovada
Comporta 5 (Avenida Mauá) - será fechada permanentemente
Comporta 6 (Catamarã) - fica aberta e será renovada
Comporta 7 (Avenida Mauá) - será fechada permanentemente
Comportas 8, 9 e 10 (Avenida Castelo Branco) - serão fechadas permanentemente
Comporta 11 (Avenida São Pedro) - fica aberta e será renovada
Comporta 12 (Avenida Cairú) - fica aberta e será renovada
Comporta 13 (Avenida Castelo Branco) - será fechada permanentemente
Comporta 14 (Avenida Castelo Branco x Voluntários da Pátria) - um dos portões será fechado e o outro ainda está com situação sendo avaliada