A partir das 8 horas da próxima segunda-feira (16), o Aeroporto Internacional Salgado Filho voltará a operar 24 horas por dia. A informação foi divulgada pela Fraport, na manhã desta quinta-feira (12), em coletiva de imprensa.
Depois de passar mais de cinco meses fechado em razão da inundação pela qual passou em maio, o Salgado Filho, o maior aeroporto do Estado, voltou a receber voos comerciais em 21 de outubro. Atualmente, ele opera entre 8 e 22 horas. Segundo a concessionária, até o momento, já foram investidos R$ 550 milhões na recuperação do complexo.
Conforme o diretor de Infraestrutura e manutenção da Fraport, Cassio Gonçalves, foram recuperados dois mil metros quadrados de asfalto, o equivalente a 40 campos de futebol. Após as reformas, os 3,2 mil metros de pista do aeroporto estarão disponíveis para pousos e decolagens.
Segundo diretor comercial e de logística da Fraport, Rodrigo Sousa, 80% das operações do terminal de cargas do período pré-enchente já foram retomadas. A Fraport projeta que a retomada integral ocorra até o fim do primeiro semestre do ano que vem.
O gerente de aviação comercial da Fraport, Pedro Navega, pontua que antes da enchente o Salgado Filho tinha em torno de 164 voos por dia, com quase mil passageiros. Atualmente, são 110 voos diários e a meta para janeiro é chegar em 124 voos por dia.
Hoje, o Salgado filho opera com 11 destinos, todos nacionais. A partir da próxima segunda-feira, iniciam-se as viagens internacionais. Ainda neste mês começam também as viagens para Recife e Salvador.
— Tínhamos tudo para termos o melhor julho da história com vendas de passagens aéreas em Porto Alegre, em termos de passageiros internacionais. Infelizmente, não se concretizou — diz Navega.
O gerente de aviação ressalta também o apoio recebido das empresas aéreas à Fraport assim como da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na recuperação do terminal.
Voos internacionais
O primeiro voo internacional deve decolar do Salgado Filho em 19 de dezembro. O trajeto será conduzido pela companhia Copa Airlines, conectando Porto Alegre à Cidade do Panamá.
Para 2 de janeiro, estão previstos voos da Latam para Lima, capital do Peru, com chegada às 6h30min e saída às 7h20min, que devem ocorrer três vezes por semana.
No dia 3 de janeiro, há previsão de voos para Santiago, do Chile, com chegada às 18h30min e partida às 19h15min, também com frequência de três voos semanais, todos pela Latam.
A Sky Airlines também deve oferecer voos para Santiago, mas em junho. A Aerolíneas Argentinas devem retomar os voos para Buenos Aires, na Argentina, em março. Já a TAP será responsável por voos para Lisboa, em Portugal, mas ainda não há previsão de data.