Um agente da Guarda Municipal de Porto Alegre ficou gravemente ferido após ser atropelado na Avenida Castelo Branco, em Porto Alegre, na madrugada desta sexta-feira (1º). O caso ocorreu por volta das 3h próximo à estação São Pedro, da Trensurb. O condutor do veículo foi preso.
Próximo à ponte do Guaíba, a Guarda Municipal e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizavam uma blitz. Ao visualizarem a barreira, dois motociclistas fugiram pela contramão.
Perto da estação São Pedro, onde estava uma viatura da Guarda Municipal, os agentes tentaram interceptar os dois homens. Um dos condutores escapou e o outro atingiu um dos guardas, que foi socorrido e encaminhado para atendimento médico pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Conforme a Guarda Municipal, o agente apresenta quadro estável e passará por cirurgia. Ele foi identificado como José Airton da Silva, de 57 anos. Há 32 anos, atua na Guarda Municipal.
O condutor da moto também caiu sobre a pista. Ele foi preso. Quando os agentes realizaram a identificação, descobriram que o homem não tem carteira de habilitação e que a documentação do veículo está atrasada.
A área ficou isolada para atendimento da ocorrência nesta madrugada. Há bloqueio parcial nesta madrugada, no sentido à saída da Capital.