Uma operação que durou quase 4 meses e provocou reclamações dos usuários chega ao fim nesta quinta-feira (19). O transporte de passageiros que descem na Estação Mathias Velho, em Canoas, até o centro de Porto Alegre será desativado, por conta da reativação da linha até a Estação Farrapos, que ocorre nesta sexta-feira (20). Um sistema semelhante será implementado na zona norte da Capital.
O deslocamento de ônibus começou no dia 30 de maio, junto com a retomada parcial da operação do Trensurb após a enchente. Inicialmente, quando a passagem dos trens era gratuita, os usuários utilizavam as linhas convencionais da Transcal, arcando com a tarifa de R$ 6,85.
No dia 13 de julho, a Trensurb passou a assumir o serviço de transbordo, contratando a empresa Transbus e fretando os ônibus até o centro de Porto Alegre, de forma gratuita. A medida causou insatisfação dos usuários que descem em estações da Zona Norte, que não foram contemplados no itinerário. Nove dias depois, a estatal incluiu uma parada na Farrapos.
Mesmo com ajustes ao longo dos 113 dias, as filas que se formaram no terminal foram um problema constante. Em horários de pico, usuários chegaram a aguardar de 30 a 40 minutos para embarcar, afetando a sua rotina de trabalho.
— No início foi falta de comunicação sobre onde pegar os ônibus. Depois se resolveu. Depois que eles colocaram esses daqui (fretados), o problema é a demanda, a quantidade de pessoas. Eu já fiquei uma meia hora, quarenta minutos na fila. Se tu quiser vir sentada, esquece. Tem que ser em pé — conta a usuária Renata Angrisani.
Passageiros que costumavam se deslocar até a Estação Mercado seguem apreensivos. A partir desta sexta, o transporte por ônibus será feito na Estação Farrapos, fazendo o deslocamento até o centro, e vice-versa. O serviço também será gratuito.
A empresa Transbus seguirá operando no transbordo enquanto o contrato com a Trensurb segue vigente. A estatal ainda está no processo de contratação de uma nova empresa. Além disso, para quem necessita descer em outros pontos da Zona Norte e da região central, haverá transporte integrado com as linhas da Carris.
A empresa informa que segue operando normalmente as linhas que possuem paradas nas estações da Trensurb em seus itinerários. Com a retomada do serviço do trem na Estação Farrapos, a integração direta com as linhas T2 e T2A volta a ocorrer como era até maio. O mesmo acontece na Estação Aeroporto, com as linhas T11 e T5. Nas demais estações, que permanecem fechadas, a integração dos ônibus é feita com outro coletivo contratado pela Trensurb. São elas:
- São Pedro (T8, T3 e T12 e 12A)
- Rodoviária (343, 353 e C1)
- Mercado (343, 353, C1, C2, C3 e C5)
A Trensurb garante que o serviço terá melhorias em relação ao modelo atual, mas passageiros que descem no Centro ainda precisarão enfrentar filas e mudanças de transporte.
— Para mim não vai melhorar. Pois vou ter que descer no Centro. E eu estou fazendo toda essa rota de pegar ônibus, trem, ônibus — afirmou uma usuária enquanto entrava no coletivo.
Impacto no comércio
O período em que a Estação Mathias Velho serviu como ponto de baldeação fez com que as vendas do camelódromo localizado ao lado do terminal aumentassem. Dono de uma banca e presidente da entidade que reúne os comerciantes, Diego Ribeiro, conta que o seu faturamento aumentou entre 10 e 15%.
— Subiu o faturamento porque aumentou o movimento do pessoal. Todo o trem descia aqui. A gente espera que não caia tanto (movimento), mas vamos ter que encarar. Não tem o que fazer, vai ser melhor para o povo e nós vamos ter que seguir — conta.