A mudança no sistema de baldeação da Trensurb entre a estação Mathias Velho, em Canoas, e Porto Alegre, foi marcada por transtornos e reclamações na manhã desta segunda-feira (15). Os problemas afetaram principalmente usuários que têm como destino final pontos da Zona Norte, e desceriam normalmente nas estações Anchieta, Farrapos e São Pedro.
O deslocamento de ônibus entre os municípios ocorre desde o dia 30 de maio, quando parte das estações da Trensurb voltou a operar. As paradas localizadas em Porto Alegre seguem desativadas por conta da enchente e, portanto, o deslocamento é necessário para fazer os usuários chegarem até a Capital vindos do Vale do Sinos, ou irem até o Vale do Sinos pela Capital.
Até sexta-feira (12), o translado era feito com ônibus da Transcal, sob a responsabilidade da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan). A tarifa era cobrada conforme tabela do transporte metropolitano, de R$ 6,85, e os ônibus iam parando nos pontos próximos às estações até chegar no terminal Conceição, no Centro Histórico.
Desde sábado (13) a Trensurb passou a assumir a baldeação, fretando ônibus da empresa Transcal até a estação Mercado de forma gratuita. Segundo a empresa, o objetivo é garantir mais agilidade e sem necessidade de cobrança, já que a passagem da Trensurb de R$ 4,50 voltou a ser exigida desde então.
O sistema operou normalmente, com cerca de 40 carros circulando no início da manhã. No entanto, usuários que precisam descer em outros pontos da cidade não foram contemplados, e precisam utilizar os coletivos da mesma forma que antes, tendo que arcar com a passagem. Ou seja, quem deseja ir até a Zona Norte paga R$11,35, enquanto quem vai até o centro arca com R$ 4,50.
Além de precisar pagar mais que outros passageiros, estes usuários enfrentam outro problema: a falta de ônibus. Quando Zero Hora chegou no terminal, por volta das 6h50min, uma longa fila se formava à espera de um coletivo. Alguns usuários relatam ter aguardado mais de uma hora para embarcar.
— Antes a gente pegava e era mais tranquilo, tinham vários ônibus que paravam na Farrapos. Agora é apenas um pra fazer isso e tem vários que vão direto pro Mercado, isso dificulta pra quem desce antes — afirmou um dos usuários, que vinha de Esteio.
A Metroplan admitiu que houve oferta menor de ônibus para atender parte do público que vai à Capital. Segundo o chefe de Departamento de Transporte, Paulo Osório, a operação deverá ser revista para os próximos dias.
— Nós tivemos uma deficiência no número de ônibus que iam para Farrapos. Já providenciamos 4 carros extras e esperamos que amanhã a gente consiga rever essa operação para tirar a angústia do passageiro — garante.
Questionada, a Transcal também se comprometeu a aumentar a oferta de viagens a partir desta terça-feira (16). Segundo a empresa, a partir das 5h50min o intervalo será de 5 minutos entre viagens, representando o dobro de horários ofertados. O mesmo ocorrerá no sentido Porto Alegre/Canoas.
Já a Trensurb afirmou, por meio da assessoria de imprensa, que só conseguiria realizar uma operação gratuita até a Farrapos com a autorização do órgão estadual, alegando que "o gerenciamento do Transporte Coletivo Intermunicipal nos municípios da Região Metropolitana é feito pela Metroplan". A empresa estatal disse estar disposta a ajustar caso tenha o aval. Zero Hora questionou a Metroplan, que afirmou ser necessário uma mudança no contrato entre a Trensurb e a empresa de transporte para incluir outros deslocamentos.