Desde 30 de maio, quando a Trensurb retomou a operação de forma emergencial, usuários que se deslocam até Porto Alegre precisam pegar um ônibus da Transcal para chegar no destino final. Isso ocorre porque atualmente a operação dos trens só é possível entre as estações Novo Hamburgo e Mathias Velho, em Canoas. A operação dos coletivos é coordenada pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan).
Nesta quinta-feira (13), a Trensurb aumentou o horário de operação e reduziu os intervalos entre as viagens. Mesmo com a possibilidade de receber mais usuários diariamente, o superintendente da Metroplan, Francisco Hörbe, avalia que os 30 ônibus que operam na baldeação são suficientes.
— Está adequado para o número atual de passageiros. Mas conforme for aumentando, temos capacidade técnica para suprir a demanda — avalia.
Segundo Hörbe, há mais 30 ônibus disponíveis caso avaliem que há necessidade de aumentar a frota. A avaliação da necessidade de incremento será feita diariamente. Por enquanto, ele afirma que não há necessidade porque o fluxo de usuários no sistema emergencial é menor. Além disso, pontua que seriam mais veículos trafegando, o que gera mais congestionamento, e o custo da operação também seria maior.
— A população pode ficar tranquila porque ônibus não vai faltar — declara.
Segundo Hörbe, entre quarta (12) e esta quinta-feira (13), mais 10 horários foram incluídos para atender aos usuários da Trensurb, e os intervalos entre as viagens de ônibus variam entre 15 e 20 minutos.
Tempo de embarque
A Metroplan afirma que os ônibus acomodam menos passageiros do que o trem e, por isso, a operação de embarque e desembarque leva mais tempo. Além disso, em horários de pico no trânsito, a rota entre a estação Mathias Velho e o Terminal Conceição, na Capital, pode levar uma hora.
— A gente solicita aos passageiros que saiam de casa com mais antecedência, para que o tempo de espera não afete — afirma Hörbe.
Ele relata ainda que os coletivos podem transportar, em média, 50 usuários sentados e cerca de 40% da capacidade de passageiros podem ir de pé. Segundo a Trensurb, o número de passageiros aumentou desde o último mês. Enquanto no primeiro dia da operação foram 3.757 usuários, nesta quarta-feira (12) foram 34.003.