Selecionada no Novo PAC - Mobilidade Urbana, a Carris prevê adquirir mais 10 novos ônibus nos próximos meses. A portaria que autoriza o crédito de R$ 25,4 milhões para a renovação da frota foi publicada nesta sexta-feira (13) pelo Ministério das Cidades.
Com esta compra, a empresa projeta colocar 92 novos veículos em circulação em Porto Alegre em 15 meses de concessão. Em 23 de janeiro, a Carris passou a ser gerida pela iniciativa privada — foi vendida para a Empresa de Transporte Coletivo Viamão — e anunciou a aquisição de 62 ônibus até o final do ano.
Em junho, após ser aprovada em outra linha do PAC com crédito de R$ 39,7 milhões, aumentou a projeção para 70. No mês passado, divulgou a compra de mais 12 coletivos.
Do total da nova frota anunciada, 56 ônibus estão em circulação na Capital. Conforme a empresa, outros 26 serão entregues até o final do ano, sendo 18 comuns e oito articulados. Os articulados estão em processo de montagem.
A estimativa é que os 10 veículos a serem adquiridos pelo novo crédito aprovado estejam nas ruas de Porto Alegre no primeiro trimestre de 2025. O financiamento será feito viabilizado pelo Banco Mercedes-Benz.
Todos os novos ônibus, conforme a empresa, são equipados com ar-condicionado, GPS, suspensão a ar, acessibilidade plena e segurança reforçada por quatro câmeras.