O governo federal oficializou nesta terça-feira (25) a seleção da Carris para o Novo PAC - Mobilidade Urbana, no eixo Renovação de Frota. Conforme a portaria, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) irá disponibilizar um financiamento de R$39,7 milhões para a Empresa Companhia Carris Porto Alegrense renovar a frota de ônibus.
A empresa afirma que este financiamento permitirá a compra de 40 veículos. A Carris projeta colocar em circulação, até o fim de 2024, 70 ônibus novos. Desses, 15 começaram a circular no final de abril.
A previsão da Carris é que outros 41 cheguem a Porto Alegre em julho. Essa segunda entrega estava prevista para o primeiro semestre, mas foi prejudicada em razão da enchente. Até o fim do ano, devem estar nas ruas os demais 14, sendo seis deles veículos articulados.
Todos os novos ônibus, conforme a empresa, são equipados com ar-condicionado, GPS, suspensão a ar, acessibilidade plena e segurança reforçada por quatro câmeras.
Conforme a Carris, o percentual de viagens cumpridas sem ocorrências aumentou de 89% para 98%. No ano passado, como mostrou o Grupo de Investigação (GDI) da RBS, oito carros da companhia quebraram diariamente, em média, entre outubro e novembro. No início deste ano, a reportagem ouviu usuários que notaram melhorias, mas seguiam reclamando de parte do serviço.
Na última semana, foi ampliada, em mais 62 viagens, a tabela horária dos dias úteis de quatro linhas transversais — T1, T4, T6 e T7.
Desde o começo deste ano, a empresa histórica é administrada pela iniciativa privada.