O governo do Estado ofereceu um terreno na zona sul de Porto Alegre para cem famílias atingidas pela enchente que estão desabrigadas. A proposta foi apresentada nesta quarta-feira (24) em reunião realizada com o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB).
A ideia é que o espaço seja incluído em um edital com chamamento público para que entidades construam as residências pelo programa Minha Casa Minha Vida. Segundo a Secretaria Estadual de Habitação e Regularização Fundiária, a área tem capacidade para abrigar cerca de 256 moradias.
Conforme o MLB, os representantes do movimento irão visitar o local ainda nesta semana e tendem a aceitar a proposta do governo. As famílias, que são de Porto Alegre, Eldorado do Sul e Canoas, chegaram a ocupar a antiga sede da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), no Centro Histórico, em junho. O prédio está interditado desde 2013.
Pelo menos outros três encontros foram realizados entre as partes para resolver a questão. Um deles terminou em tumulto no Palácio Piratini.