Vera Lúcia Menna Barreto, 62 anos, foi escolhida como patrona dos Festejos Farroupilhas de Porto Alegre. Nascida no mesmo ano em que o CTG Tiarayú foi fundado – com a participação da sua família, Vera Lúcia cresceu no meio tradicionalista, em cima dos tablados dançando e representando a entidade em concursos. Verinha, para conhecidos, tem uma bagagem vasta de conhecimento da tradição e, principalmente, amor.
Em 1977, foi primeira prenda do CTG Tiarayú. Em 1978, participou do concurso da 1ª Região Tradicionalista (RT) e foi escolhida como primeira prenda. Em sala de aula com alunos, a professora Vera contribuiu para a fundação do CTG Gildo de Freitas – trabalho do qual se orgulha. Ela atuou como diretora cultural da entidade e da 1ª RT, além de integrar o Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre.
Um dos marcos mais recentes da sua trajetória, de 2018 a 2022, foi a missão de patroa do Tiarayú:
– Foi a primeira vez que teve uma mulher no cargo e fiquei muito orgulhosa de cumprir o legado deixado pela minha família, pelo meu pai. Além de fazer um trabalho que considero um dos momentos mais importantes da minha caminhada tradicionalista.
No início do mês, Vera Lúcia foi escolhida por unanimidade pela Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas.
– Fiquei muito feliz e, no início, pensei se mereço uma honraria dessas. É um momento especial, a gente trabalha pelo movimento e luta pelo o que acredita. Eu sou assim, tenho um amor muito grande pela nossa tradição e fui criada sabendo honrar, respeitar e amar o que é nosso, que é o Rio Grande do Sul. Recebi muitas pessoas mandando parabéns, fiquei emocionada.
A escolha da patrona também tem ligação com o tema dos festejos, que é o centenário de Jayme Caetano Braun. O CTG Tiarayú homenageou o pajador no palco do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) no ano passado e a entidade conta com integrantes da família Braun.
– Fiquei muito feliz pelo resgate desse grande poeta, ícone da cultura gaúcha. Nosso vínculo também é por ele ser missioneiro, nós trazemos nas nossas raízes as missões através de Sepé Tiaraju.
Embora Vera tenha experiência nos festejos no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, o Harmonia, ela fala sobre o sentimento para esta edição:
– Minha expectativa está maior este ano. Pretendo estar presente em todos os momentos possíveis e também visitar as entidades que terão eventos em paralelo ao Parque Harmonia. Tenho uma grande vontade de trabalhar e uma alegria enorme de ser a patrona e de estar ali valorizando, preservando e levando com todo o coração a nossa cultura e tradição.