Áreas dos bairros Cidade Baixa, Menino Deus e Praia de Belas e parte da zona sul de Porto Alegre voltaram a alagar na manhã desta segunda-feira (3). Em entrevista ao Jornal do Almoço, nesta segunda-feira (3), o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Maurício Loss, citou o novo repique do Guaíba, além do desligamento da Estação de Bombeamento de Água Pluvial (Ebap) 16, como fatores que influenciaram para os novos alagamentos.
— Nós tivemos um grande repique do Guaíba, com um vento sul muito forte. O Arroio Dilúvio também represou. Depois, a estação 16 teve de ser desligada por segurança — destacou.
A Ebap 16, localizada na Rótulo das Cuias, atinge os bairros Cidade Baixa, Menino Deus e Praia de Belas.
— Foi um episódio momentâneo. Ainda vivemos uma situação delicada, com redes sobrecarregadas. Gradativamente vamos retomar a normalidade. Não há motivo para pânico — ressaltou, explicando o motivo de um aviso prévio não ter sido feito:
— Foi uma decisão da CEEE fazer o desligamento. Eles têm autonomia para isso. Estamos retomando com geradores. Em todo aquele pacote de obras que teremos de fazer vai ser providenciado a instalação de geradores para que não fiquemos suscetíveis a esses desligamentos.
Das 23 casas de bombas existentes em Porto Alegre, 17 estão em funcionamento.
— Conseguimos avançar e estamos com 17. Isso nos traz mais tranquilidade. Seguimos avançando com mais casas de bombas para religar. Estamos fazendo também hidrojateamente (das redes pluviais) — pontuou.
Loss também afirmou que, mesmo com o aumento do nível do Guaíba durante a madrugada, não foi necessário fechar as comportas da região central da Capital.
— Não houve necessidade. (O avanço da água) Tem se mantido no limite. A força do vento começou a diminuir. Não há motivo para preocupação — concluiu.