Após retomar a operação no começo da tarde desta quarta-feira (5), a Estação de Bombeamento de Água Pluvial (Ebap) número 5, que fica no bairro Humaitá, na zona norte da Capital, foi desligada para um novo serviço de manutenção.
Segundo técnicos do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) que trabalham no local, foi necessário fazer um serviço emergencial em um dos geradores da estrutura. Por isso, os dois equipamentos que estão instalados à margem do quilômetro 94 da freeway, próximo à Arena do Grêmio, foram desligados.
No começo da tarde desta quarta, a casa de bombas chegou a ser religada, mas foi novamente desligada após uma hora de funcionamento. Com o desligamento, ruas do bairro Humaitá e Vila Farrapos, entre elas as avenidas Voluntários da Pátria e AJ Renner, além das ruas Adelino de Souza, Floribal Santos e Alfeu Carvalho, voltaram a apresentar alagamentos.
O pior cenário está na Avenida Voluntários da Pátria, no trecho que fica em frente à Ebap 5, próximo ao estádio do Grêmio. Na região, uma lâmina de água se formou e apenas caminhões estão conseguindo passar pelo local.
A expectativa dos técnicos do Dmae que trabalham na estação é de que a situação seja normalizada até o final desta quarta-feira.
De acordo o Dmae, 18 das 23 estações de bombeamento estão ligadas no momento (01, 03, 04, 06, 07, 08, 09, 11A, 11B, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19 e 22). Além da casa de bombas 5, seguem desligadas as Ebaps 02, 10, 20 e 21.
No bairro Sarandi, a estação de bombeamento de água pluvial 9, que fica entre os quilômetros 88 e 89 da freeway, voltou a operar com dois dos três motores da estrutura. Na região, três bombas flutuantes emprestadas pela Companhia Básica do Estado de São Paulo (Sabesp) também auxiliam no escoamento da água da enchente.
Outras duas serão instaladas no entorno da Ebap 9 até quinta-feira (6).