Três das seis Estações de Tratamento de Água (ETA) estão fora de operação em Porto Alegre neste sábado (11). As ETAs do Moinhos de Vento e das Ilhas estão alagadas, causando interrupções no abastecimento de água em algumas áreas da cidade. Já a ETA Menino Deus parou para substituição de equipamento eletromecânico.
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) estima que os serviços na ETA Moinhos de Vento sejam concluídos até segunda-feira, com a normalização prevista para terça-feira (14). Equipes estão trabalhando para drenar a água da sala de controle, isolar as entradas e substituir os painéis danificados. Por outro lado, não há previsão para a normalização da ETA das Ilhas, devido à parte da estrutura predial que foi levada pela correnteza. Sobre a ETA Menino Deus, ainda não previsão do tempo necessário para a troca do equipamento.
Já em relação as 23 Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps), as chamadas bombas, responsáveis pela drenagem, apenas sete estão operando, agravando o problema das inundações. São elas:
- 11 A - Coronel Claudino
- 11 B - Icaraí I
- 19 - Vila Planetário
- 7 - Santa Maria Goretti e Vila Sesi
- 12 - Parque Gigante
- 14 - Policia Federal
- 15 - Érico Veríssimo
Os servidores do Dmae vão tentar acessar nete sábado a casa de bomba número 16, na Rótula das Cuias. O local foi um dos mais afetados, conforme o departamento. Com o acesso, vai ser possível verificar os danos e tentar colocar em operação. A expectativa é que ela possa voltar a operar entre até segunda-feira (13).
Há perspectiva também de que a Estação 5, no Humaitá, próximo à Arena, seja ligada nos próximos dias. Já a casa número 6, que fica no Anchieta, deve demorar mais para voltar a funcionar porque foi mais danificada.
O Dmae alerta que, em caso de falta de energia, as casas de bomba em funcionamento também podem voltar a ficar inoperantes.