A prefeitura de Porto Alegre preparou três locais da cidade para acolher pessoas desabrigadas pela chuva que atinge o Rio Grande do Sul nesta semana. A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) registra 106 acolhidos nestes pontos na tarde desta quinta-feira (2).
O Rio Grande do Sul é atingido por um evento climático extremo e histórico nesta semana. A chuva intensa e constante causa inundações em diversas regiões, com danos à infraestrutura e 13 mortes já confirmadas. Em Porto Alegre, o Guaíba ultrapassou a cota de inundação na tarde desta quinta, e deve subir mais. As comportas de contenção na Avenida Mauá foram fechadas.
— Renovo o apelo à população: quem puder, fique em casa. Estamos com as equipes nas ruas para acolher aqueles moradores de áreas alagadas ou em risco. Nossa prioridade máxima para salvar vidas — afirmou nesta manhã o prefeito Sebastião Melo.
Os abrigos públicos para atingidos pela chuva em Porto Alegre são:
- Pepsi On Stage, no bairro Anchieta
- Centro Social Padre Leonardi, no bairro Restinga
- Clube dos Correios, no bairro Ponta Grossa
De acordo com a prefeitura, nesta tarde há 45 pessoas no Pepsi on Stage, onde são acolhidos moradores da região das ilhas; 47 no Centro Social Padre Leonardi; e 14 no Clube dos Correios.
Doações na Capital
Doações para as pessoas atingidas, no entanto, são recolhidas junto ao depósito da Defesa Civil municipal, na Rua La Plata, 693, entre as 9h e as 18h destas quinta e sexta-feira. De acordo com a prefeitura, as principais necessidades são:
- itens de cama, como colchões e lençóis de solteiro, fronhas);
- produtos de higiene e limpeza, como sabonetes, escova e pasta de dente, papel higiênico, shampoo, toalhas de banho;
- água;
- copos plásticos; e
- ração para cães e gatos.