Uma estrutura da Paróquia São Martinho, no bairro Cristal, na zona sul de Porto Alegre, está sendo utilizada como abrigo exclusivo para mulheres e crianças atingidas pelas enchentes. Além dele, há mais dois espaços desse tipo, conveniados com a prefeitura (confira abaixo os endereços). Existem outros abrigos para mulheres e crianças na Região Metropolitana, mas que não são vinculados ao poder público.
O local na Paróquia São Martinho, que comporta 60 pessoas, começou a receber mães e filhos ainda no sábado (11). Neste domingo (12), 11 mulheres e 12 crianças já estavam acomodadas no novo espaço.
Umas dessas pessoas é Marina Lopes de Freitas, de 25 anos. Ela saiu do bairro Navegantes, na Zona Norte, no dia 4. Marina chegou a ir junto com os filhos, os gêmeos Luis Miguel e Maria Helena, de quatro anos, para o abrigo do Sesc, na Avenida Protásio Alves. Mas quando ofereceram a possibilidade de se mudar para um abrigo exclusivo de mulheres, não hesitou:
— É mais seguro. Pessoal da Brigada e da Prefeitura foi nos buscar. Achei maravilhoso. Se todos os abrigos tivessem esse suporte... as crianças estão dormindo bem mais calmas — contou.
O prédio anexo à paróquia conta com cozinha, lavanderia, um salão e diversos quartos com banheiros, que foram equipados com camas e kits de higiene pessoal. Além disso, agentes da Brigada Militar e da Polícia Civil fazem a segurança do local.
— É importante porque permite a privacidade dessa mulher, que pode se sentir incomodada pelo espaço coletivo, além da segurança — explica Fernanda Mendes Ribeiro, coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Porto Alegre e dos abrigos para mulheres.
Neste domingo, mulheres e crianças receberam presentes, rosas e doces, além de um café da tarde com bolo para celebrar o Dia das Mães.
Conforme a prefeitura, esses abrigos não estão precisando de doações no momento e já estão bem equipados. Carrinhos e banheiras para os bebês, além de geladeira, máquina de lavar e secar, freezer, micro-ondas e outros itens foram doados pela rede Magazine Luiza.
A estrutura também contará com brinquedoteca e brechó. A ideia é que em breve aconteçam oficinas no local também.
— A gente vai começar uma mentoria, em parceria com a parte de nutrição e gastronomia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). A gente vai aproveitar esse momento para qualificar essas mulheres e levar informações sobre alimentação saudável — acrescenta Fernanda.
Outros dois abrigos específicos para mulheres estão sendo instalados pela prefeitura: um no antigo Foro Regional do Partenon, na Zona Leste, e o outro na esquina das ruas Silva Só e Felipe de Oliveira, na Região Central.
Até este domingo, um total de 14,2 mil pessoas estavam em 162 abrigos na Capital - 103 deles possuem vigilância privada, sendo 19 com suporte 24 horas e 84 durante o turno da noite.
Abrigos exclusivos para mulheres
Paróquia São Martinho
Endereço: Rua Coronel Claudino, 220 - Bairro Cristal, Zona Sul
Capacidade: 60 pessoas (mães e crianças)
Não aceita pets e não tem acessibilidade
Foro Regional Partenon
Endereço: Rua Coronel Aparício Borges, 2025 - Partenon, Zona Leste
Capacidade: 50 mulheres solo (sem filhos)
Não aceita pets
Espaço das aliadas
Endereço: esquina das ruas Silva Só e Felipe de Oliveira - Santa Cecília, Zona Central
Capacidade: 98 mulheres e crianças
Aceita pets e tem acessibilidade