Com a retomada da Estação de Tratamento de Água (Eta) São João, que atende a Zona Norte de Porto Alegre, agora a estimativa do Departamento Municipal de Águas e Esgoto (Dmae) é de que os sistemas do Menino Deus e do Moinhos de Vento sejam os próximos. No entanto, a dificuldade maior será restabelecer o sistema da região das Ilhas.
O diretor-geral do Dmae de Porto Alegre, Maurício Loss, relatou em entrevista à Rádio Gaúcha, na manhã desta terça-feira (7), que há uma equipe percorrendo de barco o sistema do Menino Deus para tentar direcionar a rede elétrica de outros pontos para esta área, assim retomando o tratamento de água.
A equipe também tentar religar as casas de bombas daquela região para amenizar os impactos dos alagamentos, principalmente da Estação de Bombeamento de Água Pluvial (Ebap) 12, no Parque Marinha — sem o bombeamento da água para o lago, a estação Menino Deus foi totalmente inundada, sendo necessário também o desligamento elétrico.
— Esperamos ter uma resposta ainda hoje (terça) disso. Nossa equipe está em campo — garantiu.
A estação do Menino Deus, que atende bairros desde Agronomia até Centro, Cidade Baixa, Santana e Jardim Botânico, funcionou até o final da tarde dessa segunda-feira (6). Loss também comentou sobre a religação da casa de bombas número 16, na Rótula das Cuias, que foi o responsável pelo alagamento que avançou pelos bairros Cidade Baixa e Menino Deus. Para esse caso, ele evita criar expectativas por conta das dificuldades de acesso.
— A gente estima que a água tenha tomado conta, passando da altura dos painéis elétricos e dos transformadores. Há risco de choque elétrico e dos equipamentos nem funcionarem mais. Nossa equipe irá de barco fazer uma avaliação in loco (presencialmente) para ver se há possibilidade da gente religar. Há uma boa vontade da CEEE Equatorial em religar aquela região, mas precisamos avaliar. Precisamos garantir a segurança dos operadores — destacou.
Loss frisou que o Dmae também está realizando uma operação para religar a estação de tratamento do bairro Moinhos de Vento, que atende diversos hospitais e unidades de saúde da região, e será religado até sexta-feira (10). O departamento também informou a GZH que "estão trabalhando para tentar recuperar" a ETA Tristeza.
Por outro lado, Loss afirma que o sistema da região das Ilhas foi extremamente prejudicado:
— Tivemos parte da estrutura arrancada. Aquela ETA terá que ser reconstruída.
Além da ETA São João, o sistema de Belém Novo segue funcionando dentro da sua capacidade. Os bairros mais próximos ao local devem voltar a receber água ainda hoje, mas nos mais afastados, como Rubem Berta e Santa Rosa de Lima, o fornecimento de água deve ser restabelecido somente a partir de quinta-feira (9). Para Loss, é uma vitória importante terem conseguido restabelecer esse sistema.
— Gradativamente a gente consegue passar o pico dessa tragédia. Se conseguirmos o mesmo com o Menino Deus, vamos dar uma boa acalentada nos ânimos da cidade — avalia.