Em entrevista na Rádio Gaúcha, na manhã desta terça-feira (7), o diretor-presidente da CEEE Equatorial, Riberto Barbanera, detalhou o trabalho para a restauração da parte elétrica das estações de tratamento de água e casas de bombas que precisaram ter a energia desligada em razão as inundações.
A Estação de Tratamento São João já foi religada. Conforme Barbanera, a empresa está trabalhando para também reconectar outras três bombas ainda nesta terça.
— Ontem (terça) energizamos a Estação São João. O Dmae deu sequência e concluiu. A (estação de tratamento) São João está ligada. Neste momento estamos trabalhando para religar outras bombas. Estamos trabalhando na Tristeza, na 14 e na 16 (casa de bombas), do Dmae — afirmou.
O desligamento da casa de bombas número 16, na Rótula das Cuias, foi o responsável pelo alagamento que avançou pelos bairros Cidade Baixa e Menino Deus na segunda-feira (6). Posteriormente, a ação obrigou a suspensão da Estação de Tratamento de Água do Menino Deus, afetando a distribuição da água em parte de Porto Alegre.
— Tivemos de desligar também por uma informação do Corpo de Bombeiros. Foi feito em caráter emergencial. Estamos com a equipe do Dmae. Depois que ocorre a inundação da casa de bombas, a submersão dos equipamentos, a bomba trabalha submersa, mas os painéis não estão preparados para trabalhar embaixo d'água. Estamos trabalhando para voltar com a bomba 16, na Cidade Baixa — destacou.
O primeiro passo é conferir a segurança para o religamento da parte elétrica. Depois, cabe ao Dmae avaliar as condições estruturais de estações de tratamento e das casas de bombas.
— Nossos trabalhos são para que isso seja feito ainda hoje (terça). Estamos trabalhando para avaliar e concluir se há possibilidade de religamento. Para religar, dependemos que o volume das águas baixe. Estamos no CEIC junto da Prefeitura. Ao baixar, vamos iniciar os religamentos, sempre olhando para a segurança — ressaltou Barbanera.