O Guaíba tem mais um dia com nível acima dos 5m nesta terça-feira (7). A medição das 16h15min mostrava o lago em 5m25cm.
O maior registro desta terça-feira (7), até a publicação desta reportagem, foi de 5,31m durante a madrugada. O nível mais baixo desta terça-feira (7), até aqui, foi de 5,22m na metade da tarde.
Este é o quarto dia seguido em que o Guaíba se mantém com cota acima dos 5m. O primeiro registro deste patamar foi às 8h de 4 de maio.
No dia seguinte, 5 de maio, às 5h30min, o Guaíba atingiu seu recorde histórico: 5m33cm.
Segundo a avaliação mais recente de hidrólogos ligados ao Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a tendência é que o Guaíba siga por alguns dias neste patamar.
Segundo o IPH, o Guaíba deve seguir acima da cota de inundação, isto é, acima dos 4m, por mais uma semana.
"Os cenários de previsão reafirmam cheia duradoura. Níveis elevados acima de 5 m nos próximos dias. Permanência podendo reduzir lentamente para abaixo dos 5 m durante a semana. Possibilidade de repique por efeito das chuvas previstas a partir de final de semana podendo retornar a marca dos 5 m. Caso as chuvas não se confirmem, tendência de redução gradual mantendo-se acima de 4 m por mais de uma semana. A título de comparação, na cheia de 41 levou-se 32 dias para a descida do nível até 3 m", diz a nota do IPH.