O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) religou nesta terça-feira (21) a casa de bombas número 4, localizada na Avenida Voluntários da Pátria, no Parque Náutico. A unidade protege a área que vai da Avenida Brasil até a Avenida Sertório. Por enquanto, há um grupo de motores funcionando. Com a retomada, 10 das 23 Estações de Bombeamento de Água Pluvial (Ebap) estão operando.
A previsão inicial era que as estações 4, 6 e 13 fossem religadas até o último domingo (19). Agora, o Dmae trabalha para religar as casas 13, no Parque Marinha, e 6, no Anchieta, até a quinta-feira. Nesta quarta, as equipes devem começar a atuar na 3, que fica na São Pedro.
Além da 4, estão ligadas as Ebaps 5 (Humaitá), 7 (Santa Maria Goretti), 11A (Vila Hípica), 11B (Hipódromo e Cristal), 12 (Parque Gigante), 14 (Azenha), 15 (Érico Veríssimo), 16 (Rótula das Cuias) e 19 (Vila Planetário).
Bombas flutuantes
Das 18 bombas flutuantes direcionadas pela Sabesp ao Rio Grande do Sul, duas já operam em Porto Alegre. De acordo com o Dmae, elas estão alocadas no entorno da Ebap 9, no Sarandi, zona norte da Capital. Outros dois equipamentos estão sendo montados com previsão de também ser instalados na mesma região.
Além disso, a prefeitura ainda avalia onde serão colocadas mais cinco bombas vindas da companhia de São Paulo. Nesta terça, equipes do Dmae estudavam a área do aeroporto como uma das alternativas.