A zona sul de Porto Alegre também apresenta destruição por conta da elevação do nível do Guaíba nos últimos dias. Residências localizadas no bairro Guarujá foram completamente destruídas pela força da água. Segundo moradores, que também reclamam de desamparo das autoridades, no mínimo dez casas foram arrasadas nos últimos dias.
Na Avenida Araranguá, por exemplo, uma espécie de ponto de partida para duas embarcações foi criado. As condições climáticas, a mudança na rota do vento e o aumento do nível do Guaíba fazem mais pessoas evacuarem a área. Alagamentos avançam nas ruas do bairro.
Moradores procuraram GZH para relatar situação de abandono. Desde a última sexta-feira (10), a subida da água, que já fazia com que muitas pessoas deixassem suas casas, começou a destruir lares. Cerca de 20 moradores afirmam que 10 casas, de alvenaria e madeira, já foram destruídas pelo avanço da inundação.
Paulo Ricardo Parulski, marceneiro, há cinco anos morador do bairro, mais conhecido como “Alemão”, levou a reportagem para verificar as condições. O cenário conta com destroços espalhados por todos os lados, inclusive, sobre os veículos completamente submersos. Há pedaços de madeira, geladeiras, malas de viagens e outros itens pessoais.
— A Defesa Civil nem apareceu por aqui — lamentou Alemão.
Na avenida Guaíba e, principalmente no beco na altura do número 68, muitas moradias foram afetadas. O acesso estreito conta com fiação espalhada, sendo perigoso para embarcações.
Elise Rench teve a casa completamente destruída. Ela relata outros riscos: saques e choques elétricos:
— Aqui estamos desassistidos. Os próprios moradores estão indo pra água e fazer ronda. Tem gente que não saiu das casas por medo dos saques. De imediato, precisamos que não reestabeleçam a luz — afirmou, lembrando que pode haver eletrificação da área, colocando em risco os residentes e voluntários.
Após a presença da reportagem, agentes da EPTC, dois caminhões do Corpo de Bombeiros e uma viatura da Brigada Militar compareceram ao local para dar suporte aos moradores. Um bote foi enviado para auxiliar em questões básicas como verificação do perímetro e resgate de remanescentes.