Após reclamações sobre valores elevados na conta de água de Porto Alegre, o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Maurício Loss, afirmou que a população deve procurar postos de atendimento em caso de possíveis erros na cobrança. As informações foram confirmadas em entrevista ao programa Gaúcha Mais, da Rádio Gaúcha, na tarde desta segunda-feira (22).
A cobrança com custo alto no mês de abril tem ocorrido, segundo o Dmae, porque a empresa responsável pela leitura de hidrômetros retomou o trabalho com impressão e entrega de faturas aos clientes. Essa não seria uma cobrança a mais, mas sim a média real do consumo, apontada pelo hidrômetro.
Mesmo assim, usuários têm relatado que receberam valores altíssimos e que poderiam ser erros de leitura. Nesse caso, o diretor afirma que seriam casos de exceção, em torno de 8% do total das leituras realizadas. Além disso, Loss garantiu que todo o processo de cobrança retroativa tem amparo jurídico.
— Nós fomos respaldados por lei e o Dmae pode fazer a cobrança por média por até três meses. Nós agimos totalmente dentro da lei — ressaltou.
O diretor afirmou, também, que é possível que os usuários negociem o pagamento parcelado, para que não fique tão pesado no bolso. A orientação do diretor é que o consumidor procure o posto do Dmae na Rua José Montaury, 159, no Centro Histórico, ou na Avenida Cristiano Fischer, esquina com a Avenida Bento Gonçalves, no bairro Partenon.
Loss reforçou que, se houve um valor acima de 30% do que o usuário pagava, ele pode pedir uma revisão de conta. Os postos do Dmae estão disponíveis para pedidos de revisão, além de outros três pontos das agências Tudo Fácil.
A expectativa é que haja um serviço online disponível pelo WhatsApp 156 até a próxima quinta-feira (25). Solicitações também podem ser enviadas pelo e-mail dmae@dmae.prefpoa.com.br.
Onde o usuário pode procurar orientações
- Posto de Atendimento Comercial Centro: Rua José Montaury, 159, Centro Histórico. Segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h30min às 16h30min.
- Posto de Atendimento Tudo Fácil Pop Center: Avenida Júlio de Castilhos, 235, 3º andar. Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e sábados, das 9h às 13h, sem fechar ao meio-dia.
- Posto de Atendimento Zona Leste: Avenida Cristiano Fischer, 2.402, Partenon. Segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h30min às 16h30min.
- Posto de Atendimento Tudo Fácil Zona Norte: Shopping Bourbon Wallig, na Avenida Assis Brasil, 2.611, bairro Cristo Redentor. Segunda a sexta-feira, das 10h às 20h. Sábados, das 10h às 14h.
- Posto de Atendimento Tudo Fácil Zona Sul: Unidade do Tudo Fácil, na Avenida Wenceslau Escobar, 2.666, no bairro Tristeza. Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.