Em março, as contas de água de Porto Alegre voltaram a ter o valor definido a partir da leitura do hidrômetro. O retorno da medição usual, porém, gera dúvidas e questionamentos para parte dos clientes. Nesta quarta-feira (17), o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) esclareceu que, em algumas situações, a cobrança pode ser revista para baixo e, em outras, parcelada.
Desde dezembro de 2023, após a rescisão com a antiga prestadora do serviço, o cálculo era feito pela média de consumo dos clientes dos três meses anteriores. Agora, a retomada da leitura do hidrômetro ocorre devido à contratação emergencial de uma nova empresa.
Comparação entre relógio e fatura
Em caso de dúvidas sobre o valor cobrado com a volta da medição convencional, o Dmae orienta que sejam comparados os primeiros quatro números do relógio com o valor da leitura do hidrômetro, que consta na fatura.
Se a marcação na conta for menor que a do equipamento, a leitura e o valor foram realizados corretamente. Por outro lado, se o número da marcação for maior que a do equipamento e não houver vazamento interno, a cobrança pode ser reavaliada, com a possível emissão de uma nova conta, corrigida.
Caso essa fatura já tenha sido paga, o Dmae se compromete a descontar, nos meses seguintes, o valor pago a mais.
Conta mais cara
O departamento explica, em alguns casos, o valor mais recente da conta pode ter sido maior que o normal. Isso porque, descontadas as cobranças feitas por média, entre dezembro e fevereiro, está sendo faturada agora a medição real do consumo, apontada pelo hidrômetro, entre os meses de novembro e março.
Como, no verão, o gasto de água tende a crescer, essa diferença pode ter resultado em uma fatura mais cara.
Se o valor cobrado estiver correto, mas acima da possibilidade de pagamento, o consumidor pode parcelar a conta em até 60 vezes, desde que a parcela não seja inferior a R$ 97,20.
Como solicitar revisão
As solicitações de revisão podem ser feitas pelo e-mail dmae@dmae.prefpoa.com.br, com imagem ou arquivo de conta, e uma foto atual do hidrômetro, em que seja possível ver os quatro primeiros números pretos do relógio.
O Dmae também disponibiliza cinco locais de atendimento presencial. Confira:
- Posto de Atendimento Comercial Centro: Rua José Montaury, 159, Centro Histórico. De segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h30min às 16h30min
- Posto de Atendimento Tudo Fácil Pop Center: Avenida Júlio de Castilhos, 235, terceiro andar. De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h, sem fechar ao meio-dia
- Posto de Atendimento Zona Leste: Avenida Cristiano Fischer, 2.402, no bairro Partenon. De segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h30min às 16h30min
- Posto de Atendimento Tudo Fácil Zona Norte: Shopping Bourbon Wallig, na Avenida Assis Brasil, 2.611, no bairro Cristo Redentor. De segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados, das 10h às 14h
- Posto de Atendimento Tudo Fácil Zona Sul: Avenida Wenceslau Escobar, 2.666, no bairro Tristeza. De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Por que houve alteração
Em novembro de 2023, após a constatação de problemas frequentes no serviço prestado pela empresa que fazia a leitura de hidrômetros, a impressão e a entrega de contas de água, o Dmae rompeu o contrato. Não houve leitura de hidrômetros de dezembro de 2023 a fevereiro de 2024, até que o departamento contratou uma nova empresa, por meio de licitação.
Para gerar as contas de dezembro, janeiro e fevereiro, o Dmae usou a média com base nas leituras de agosto, setembro e outubro. Nos casos em que não havia registro de consumo de água nesses meses (em razão de viagem ou outro motivo), o Dmae levou em conta a média dos três últimos meses com consumo.
Em março, a nova empresa contratada retomou a leitura de hidrômetros, com impressão e entrega de contas aos consumidores.