A prefeitura de Porto Alegre, por meio do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), anunciou a contratação de empresa terceirizada para o fornecimento de geradores e transformadores para a Estação de Tratamento de Água Belém Novo. O local é alvo de constantes problemas de abastecimento em razão dos recorrentes episódios de falta de luz na zona sul da Capital.
A empresa escolhida foi a Energia Grupos Geradores, com sede em Canoas, na Região Metropolitana. A instalação dos equipamentos só deve ocorrer no mês de maio. O contrato, no valor de R$ 686 mil, foi firmado no início em abril, mas divulgado apenas nesta quarta-feira (17).
De acordo com o Dmae, a demora se deu em razão de adequações técnicas e reuniões de alinhamento. A expectativa é de que a instalação comece em 15 dias. O órgão não informou por quanto tempo a empresa irá prestar os serviços.
A estimativa inicial do diretor do Dmae, Maurício Loss, era de que os geradores fossem colocados no local em 31 de janeiro. Depois, o município pediu mais tempo para analisar os orçamentos das empresas para realizar o serviço. A previsão então passou a ser para os dias 7 e 8 de fevereiro.
O Sistema de Abastecimento de Água Belém Novo atende, além da Zona Sul, pontos da parte leste da Capital. A ETA fornece água a uma média de 400 mil pessoas e tem capacidade para 1,1 mil litros de água tratada por segundo.