Uma obra de substituição de redes de esgoto cloacal tem causado transtornos para moradores e motoristas na Avenida Coronel Marcos, na altura do número 1.545, quase na esquina com a Travessa Pedra Redonda, na zona sul de Porto Alegre.
Nesta quarta-feira (17), o estudante Bernardo Louzada, 19 anos, praticava corrida nas imediações do canteiro de obras. O morador da região compartilha que, em alguns momentos do dia, a situação fica mais complicada no trânsito.
— Ao meio-dia, fica engarrafado — diz.
A aposentada Norka Silveira, 74, comenta que é preciso haver compreensão da vizinhança e de quem trafega pelo local.
— O trânsito está um pouco ruim, mas há obra e a gente aceita — observa.
No trecho da Avenida Coronel Marcos onde as intervenções da prefeitura ocorrem, a pista no sentido bairro-Centro precisou ser estreitada, o que ocasiona congestionamentos e lentidão no trânsito em horários de pico. Há sinalização com placas, cones e fitas no entorno.
Também há relatos de engarrafamentos em determinados horários perto do Colégio Marista Ipanema, que fica situado nos arredores do trecho em obras.
Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), estão sendo substituídos mais de 600 metros de tubulações de 500 milímetros em concreto. As redes antigas ofereciam riscos de afundamento do solo, em casos de possíveis rompimentos.
— As tubulações que estamos substituindo conduzem esgoto para tratamento. Elas têm mais de 30 anos e estava na hora de trocar — explica Jorge Brino, líder da equipe de obras de redes do Dmae.
Nesta quarta, além de profissionais, um caminhão e uma retroescavadeira podiam ser vistos no local. A obra será dividida em 10 trechos, para minimizar o impacto no trânsito. Após a substituição de tubulação em cada parte, o trecho é repavimentado. Na sequência, um novo é aberto na via.
O buraco onde ocorre o serviço tem cerca de quatro metros de profundidade. Porém, é tapado quando o trabalho termina para proteção de quem transita pela via. As intervenções estão sendo realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h30min. Os trabalhos começaram em fevereiro e devem se estender por seis meses. O valor investido foi de R$ 1,3 milhão.
Saiba mais
Praticamente junto às intervenções do Dmae na Avenida Coronel Marcos, um serviço particular está sendo executado em frente a um estabelecimento comercial. Apesar da proximidade, as obras não têm qualquer relação.