Encontrar galhos, folhas e entulhos acumulados em calçadas se tornou comum na rotina de moradores da Rua São Lucas, no bairro Jardim do Salso, em Porto Alegre. Na manhã desta terça-feira, a reportagem de GZH circulou pela região e verificou pequenos montes de vegetação em frente a casas, terrenos baldios com resíduos descartados e um tronco de árvore tombado na Praça Rosa de Luxemburgo.
— A gente não tem problema de limpeza, mas estamos aguardando a poda das árvores, nos prometeram fazer a coleta dos entulhos desde o ano passado. Só estamos pedindo isso, porque os moradores acabam fazendo o corte das árvores e aumentando mais o problema — descreve o engenheiro Max Antunes, morador da região.
Nos arredores da Escola Estadual Fernando Gomes, as folhas de um canteiro alto estreitavam a passagem dos pedestres entre as ruas Professor Frederico Guilherme Gaelzer e a Aneron Corrêa de Oliveira.
— A vegetação cresceu, então fica difícil de andar em algumas partes. Ontem (segunda-feira) mesmo vi as crianças transitando com as mães pelo meio da rua — reclama Max, salientando que a comunidade já esperava havia mais de 30 dias pela promessa de poda dada pela prefeitura.
Em nota, a Secretaria de Serviços Urbanos afirmou que o recolhimento de galhos estava programado para ocorrer ao longo do dia. Por volta de 10h15min, a prefeitura confirmou que as equipes haviam passado pela Praça Rosa de Luxemburgo para retirada da vegetação.
Com relação à poda nos canteiros, deverá ser solicitada pela população pelo telefone 156. Sobre os terrenos baldios, a orientação é que sejam registradas as denúncias para a fiscalização pelo mesmo sistema.
O que diz a prefeitura sobre os galhos e canteiros
A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, informa que o recolhimento de galhos na rua Rua São Lucas e na praça Rosa de Luxemburgo, no bairro Jardim do Salso, está programado para esta terça-feira (16). Sobre a poda de galhos em vegetais localizados nos canteiros da via, a SMSUrb informa que deve ser aberto protocolo junto à plataforma do 156. Sobre os serviços de capina e roçada, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) informa que as equipes executam os serviços no bairro Jardim do Salso desde a semana passada. As vias estão sendo atendidas conforme cronograma estabelecido para o local.
O que diz a prefeitura sobre os terrenos baldios
A Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG) informa, por meio da Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF), que o Departamento Municipal de Limpeza Urbana atendeu a três ocorrências de descarte irregular de lixo na rua São Lucas, no bairro Bom Jesus, entre julho de 2023 e março de 2024. Conforme o Código Municipal de Limpeza Urbana (Lei Complementar 728/14), a prática pode culminar em multa de 90 a 1.440 Unidades Financeiras Municipais (UFMs).
Para que o Serviço de Fiscalização possa abrir uma ordem de serviço e encaminhar um agente ao local, a fim de tentar identificar os infratores, a orientação é de que o cidadão registre oficialmente a denúncia no sistema 156, por meio da opção 9. No atendimento, é fornecido um número de protocolo que permite acompanhar o andamento da reclamação. Sempre que possível, anexe imagens que possam ajudar na identificação dos responsáveis - contendo, por exemplo, as placas dos veículos responsáveis pelo descarte irregular.