Enquanto se realiza o South Summit no Cais Mauá, em Porto Alegre, os visitantes gaúchos e de outras partes do mundo já podem ter em mãos um guia completo sobre o universo das startups no Rio Grande do Sul.
Antecipando-se ao começo do evento, foi realizado, na terça-feira (19), o lançamento local do primeiro Startup Guide da América Latina: a versão gaúcha que apresenta o ecossistema de inovação do Estado para o mundo todo. Graças a isso, o Rio Grande do Sul se une a mais de cem localidades que já contam com um guia próprio, como Nova York, Barcelona, Lisboa, Tóquio e Copenhague. A celebração do chamado Startup Guide RS ocorreu por meio de um happy hour no Instituto Caldeira e contou com a presença da idealizadora do South Summit, Maria Benjumea.
O diretor-executivo do Instituto Caldeira, Pedro Valério, abriu o evento exaltando a importância de um conteúdo capaz de viabilizar conexões entre o Estado e o mundo. Valério recordou ainda da participação gaúcha no 1ª Startup Guide Summit, que aconteceu no final de 2023, em Lisboa — cidade onde a publicação foi apresentada pela primeira em nível global, ainda em novembro.
Maria Benjumea salientou que iniciativas como essa são a chave para impulsionar a inovação e o desenvolvimento socioeconômico. O evento recebeu ainda representantes de entidades que apoiaram o projeto, como o presidente da Atitus Educação, Eduardo Capellari, o head de startups no SebraeX, Alcyr Meyer, o secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto, o presidente do Badesul, Claudio Gastal, e o presidente do conselho do Instituto Hélice, João Paulo Ledur.
Paulo Renato Ardenghi, CEO da Wise Innovation e parceiro local do Startup Guide na América Latina, agradeceu o apoio dos parceiros.
— Foi um projeto que iniciou após identificarmos que há muito potencial no Estado, mas que não sabemos ainda comunicar bem isso para o mundo. Os parceiros do Startup Guide RS também enxergaram essa necessidade de se posicionar, e é graças a eles que temos hoje um conteúdo completo para quem quiser investir, trabalhar ou se conectar com o Rio Grande do Sul — destacou Ardenghi.
Ao final do happy hour, todos os convidados receberam a versão impressa do guia. Além de informações culturais e socioeconômicas de cada região do Estado, o material apresenta cases nas categorias startups, fundadores, investidores, universidades e espaços.
O que é o Startup Guide RS
- É um guia físico e digital que reúne informações de todas as regiões do Estado e fornece dados socioeconômicos, potenciais turísticos e informações sobre como é inovar em solo gaúcho.
- Por meio dele, é possível encontrar informações sobre como investir em startups ou criar empresas no Rio Grande do Sul, quais programas de incentivo existem, assim como universidades, hubs de inovação e cases de sucesso.
- O Startup Guide Rio Grande do Sul conta com a parceria do SebraeX e tem a WISE Innovation como parceira local, o Instituto Hélice, Atitus Educação, Empresas Randon, Instituto Caldeira, Badesul Desenvolvimento e Fecomércio como Experts, e o Grupo RBS como Media Partner. O guia pode ser encontrado online neste link.