Recém-lançado, um guia destinado a divulgar empresas gaúchas ligadas à inovação e atrair investidores será lançado em nível mundial no Web Summit, em Lisboa, Portugal, evento realizado desta sexta-feira (10) até 19 de novembro.
O Startup Guide Rio Grande do Sul traz informações sobre empresas, pessoas, instituições de ensino e demais referências voltados ao empreendedorismo digital, mas sem esquecer das mais profundas raízes pampeanas ao apresentar o Estado aos leitores do resto do mundo: explica resumidamente que para se tornar um gaúcho honorário é preciso tomar um chimarrão (explicado como uma "yerba mate infusion" no texto em inglês), e escolher entre Grêmio e Inter para torcer nos campos. Em breve, a divulgação das oportunidades locais também será feita de forma multimídia.
O guia é um projeto antigo que foi idealizado pelo CEO da Wise Innovation, Paulo Renato Ardenghi, quando ainda ocupava o cargo de diretor de Inovação na prefeitura de Porto Alegre. O material faz parte de uma série de publicações do tipo produzidas por uma plataforma dinamarquesa, que já lançou materiais semelhantes para mais de 50 lugares ao redor do mundo — sempre colocando em destaque os potenciais de cada ponto em termos de inovação.
— O objetivo do Startup Guide RS é atrair investimentos e oportunidades, o que já está se concretizando a partir dessa missão na qual teremos um material completo para justificar o potencial gaúcho. Uma startup pode desenvolver uma solução que é buscada por um investidor de outro país, por exemplo. Da mesma forma, um hub de inovação pode atrair eventos, empresas e investidores estrangeiros para uma determinada região do Estado. É esse tipo de conexão, entre muitas outras, que esperamos fomentar — explica Ardenghi.
A edição gaúcha foi a primeira a sair na América Latina. Com a intenção de figurar no guia, 538 pessoas ou instituições se inscreveram ao longo do processo de elaboração — número que ficou abaixo apenas da publicação produzida para Nova York. Foram selecionados 88 participantes para a versão final, que agora está sendo apresentada ao mundo em Lisboa, além de ser distribuída para venda em diversos outros países.
— Na próxima segunda-feira (13), estaremos representando o Rio Grande do Sul no evento Startup Guide Summit junto do Instituto Caldeira, do Sebrae e de 36 agentes de inovação do Estado, junto de participantes dos ecossistemas de países nórdicos, europeus, e da América do norte. Em um jantar oferecido pela BMW Foundation, o ecossistema gaúcho estará em contato com empreendedores de impacto de todo o mundo — revela Ardenghi.
Na quinta-feira (16), ocorrerá o lançamento do guia no estande do SebraeX no Web Summit. O plano é transformar o material na principal plataforma de conexão de negócios inovadores do Brasil em um prazo de até cinco anos. Outro projeto é converter o Estado em base do Startup Guide na América Latina, como um grande laboratório para novos produtos. Para isso, será colocada em prática uma estratégia mais abrangente, que reunirá diferentes iniciativas.
— Estão nos planos dos próximos três anos uma websérie ao estilo Netflix, contando a história de empreendedores, hubs de inovação, investidores, escolas de negócio e fundadores de grandes empresas de tecnologia; o desenvolvimento de uma plataforma geolocalizada que conecta 50 ecossistemas de startups pelo mundo; uma incubadora de projetos em escolas de Ensino Médio e eventos de conexão entre soluções inovadoras para desafios das cidades — complementa o CEO da Wise.
O Startup Guide Rio Grande do Sul conta com a parceria do SebraeX e tem a Wise Innovation como local partner, apoio de Instituto Hélice, Atitus Educação, Empresas Randon, Instituto Caldeira, Badesul Desenvolvimento e Fecomércio, e tem o Grupo RBS como parceiro de mídia.