A Associação Hospitalar Vila Nova (AHVN), na zona sul de Porto Alegre, está de portas abertas, mas opera com algumas restrições nesta terça-feira (6). Dois quartos com capacidade para seis pacientes cada permanecem bloqueados ainda como consequência do alagamento que ocorreu no fim de semana.
O problema foi registrado na noite de domingo (4), quando uma pancada de chuva atingiu a região onde fica localizada a instituição de saúde.
Uma fonte ouvida pela equipe de reportagem de GZH e que pediu para não ser identificada fez gravações do momento em que o esgoto transbordou e se espalhou pelo andar térreo. Eram aproximadamente 23h30min quando a água suja passou a ser vista nos corredores.
— E que só choveu 20 minutos. Imagina se chove duas horas, um dia todo, uma semana, como costuma acontecer em Porto Alegre? — questionou outra testemunha do ocorrido.
Na segunda (5), a assessoria de imprensa da Associação Hospitalar Vila Nova explicou que houve um entupimento na tubulação pluvial, não permitindo o escoamento da água da chuva de forma correta.
Na ocasião, GZH questionou a AHVN se alguma medida seria tomada para evitar novos problemas, mas recebeu como resposta que a manutenção seria concluída em, no máximo, 24 horas.
Nesta terça, o departamento de comunicação do hospital relatou a interdição temporária de apenas dois quartos, enquanto os demais (quantidade não informada) já estariam liberados.
O serviço de reparo, no entanto, ainda não foi finalizado.
Está prevista para esta quarta-feira uma manutenção nos dois quartos "para evitar problemas futuros" em momentos de chuva forte, como no domingo. Questionada sobre o que exatamente será feito nos espaços, a assessoria respondeu que só será possível saber com precisão nesta quarta.