Um restaurante inspirado em Barcelona é a mais nova atração na entrada da Floricultura Winge, no bairro Tristeza, em Porto Alegre. O espaço de gastronomia se chama MoltBe e está com as portas abertas para o público.
— Nossa inspiração é catalã. MoltBe significa "muito bom", em catalão. Abrimos o restaurante aqui muito com essa pegada — explica um dos sócios, Fernando Quines, dizendo que a operação ocorre, neste momento, no modelo soft opening.
Roberta Duarte, Paola Cheiram, Fernando Quines e Leandro Bulsing são os responsáveis pelo estabelecimento. O ponto fica situado na tradicional Floricultura Winge, que existe desde 1886 na zona sul da Capital e possui mais de 30 mil metros quadrados de área verde. Muitas pessoas costumam curtir os finais de tarde em meio à natureza do lugar, passear entre plantas e mudas, tomar um café ou simplesmente ouvir o canto dos pássaros.
— Porto Alegre e Barcelona são cidades parecidas em algum sentido. São mais praianas, possuem frio e muitas praças — menciona Quines.
Com mais de um século, a floricultura se consolidou como um ponto de encontro e turístico da cidade. No local, são comercializadas plantas de interior e de jardim, além de vasos, adubos, sementes, pedras decorativas, mudas de árvore frutíferas ou de sombra. Uma frondosa figueira no centro do terreno, que existe lá desde o começo das atividades e não está à venda, é um dos destaques do lugar.
O MoltBe possui 100 metros quadrados. Tem cozinha, bar patrocinado pela Stella Artois e oferece ainda uma área ao ar livre. Cabem 50 pessoas sentadas na parte interna, e outras 40 no lado externo. Doze funcionários trabalham no local, mas o número pode chegar até 17 em dias mais movimentados.
O próprio ambiente onde está montada a operação possui cem anos e foi recém-reformado. Antes, abrigou integrantes da própria família Winge e, por último, uma mercearia. Um pouco ao lado, também há outro estabelecimento que costuma receber bastante gente, o Café & Prosa.
O chef Gustavo Marques, gaúcho de Frederico Westphalen, formado na Le Cordon Bleu do Peru e responsável pela cozinha da Casa Cor, cuida do cardápio do MoltBe. O menu oferece opções como frutos do mar, pão com tomate, arroz negro, tapas, entre outros. A decoração dos pratos leva plantas comestíveis comercializadas na floricultura.
Os quatro sócios já frequentavam a Winge e esperam atrair o público da Zona Sul durante os momentos de lazer. A faixa estimada é dos 30 anos e acima.
— É a questão de valorizar o refúgio natural. Entendemos que o ambiente aqui na parte interna é mais intimista. A ideia é que as pessoas se sintam à vontade e como se estivessem no seu jardim — afirma o sócio Leandro Bulsing.
Uma rádio catalã sempre está sintonizada tocando músicas para os visitantes. A decoração foi desenvolvida por Ivan Andrade. Nas paredes há obras de artistas como Thiago Gregório, Leo Costanzo, Zcarlos Tattoo e Stang One.
— Também pretendemos desenvolver peças próprias com a ceramista Loren Cristina Gay — destaca a sócia Paola Cheiram.
E haverá gastronomia para todos os públicos.
— Também oferecemos pratos vegetarianos e veganos — conclui a sócia Roberta Duarte.
Os sócios investiram cerca de R$ 200 mil no estabelecimento.
Serviço:
- O quê: MoltBe
- Endereço: Floricultura Winge (Rua Doutor Mário Totta, 963, no bairro Tristeza)
- Dias e horários de funcionamento: de terças as sextas (das 17h às 23h); finais de semana e feriados (das 11h às 23h). Neste momento, atua no modelo soft opening.
- Observação: há estacionamento gratuito na floricultura para até 70 carros.