O segundo dia de festa do Carnaval da Orla reuniu centenas de foliões neste domingo (11), em Porto Alegre. Assim como no dia anterior, o forte calor não afetou o ânimo dos blocos e seus seguidores que desfilaram.
A festa na capital gaúcha reuniu um público diverso, como o grupo de amigos de Canoas que decidiu na quarta-feira (7) se divertir na Orla. Para entrar no clima do Carnaval, eles optaram por usar a mesma fantasia.
— Viemos para cá porque é mais animado e vamos ficar até ninguém aguentar mais em pé. Meu primo teve a ideia de virmos fantasiados de Minions e eu tive poucos dias para executar. Comprei as camisetas, fiz moldes dos símbolos, assisti tutoriais na internet para fazer o chapéu e todo mundo gostou do resultado — conta Taiane Grando, 29 anos.
Quem também optou por um tema de fantasia para o Carnaval na Orla foram as amigas Ingrid Bitencourt e Theresa Machado, ambas com 27 anos. As moradoras de Porto Alegre planejaram o figurino com três semanas de antecedência, mas precisaram de uma reposição de última hora, após uma terceira amiga desistir e, então, convocaram a irmã mais nova da Theresa, Anita, 21 anos.
— Fora de Porto Alegre não tem bloquinho e no Litoral não tem muito o que fazer além da praia. Aqui tem bloquinhos e é bem bacana. Decidimos vir de Meninas Superpoderosas, só que a nossa Florzinha desistiu de vir, então a Anita veio superanimada para completar — relata Ingrid.
Diferentemente da Florzinha, que desistiu da festa de Porto Alegre para ir ao Litoral, a auxiliar administrativa Deise Klimick, 42 anos, disse que se encantou pelo evento e que não troca mais o Carnaval da Capital por nenhum outro.
— Sempre passei o carnaval em Florianópolis, porque morava lá, agora estou vindo aqui pela primeira vez e nunca mais vou deixar de vir, com toda a certeza. Aqui é perfeito, estamos entre amigos, você evita trânsito e também tem a questão da segurança. Ontem (sábado) eu vim, pude curtir a noite inteira, sem ter nenhum problema. E a sensação que eu tenho é que Porto Alegre está tão mais receptiva.
Deise veio acompanhada da amiga e colega de trabalho Cristiane Verlindo, 49 anos, que convidou o restante da família para curtir a festa:
— Também é a minha primeira vez no Carnaval aqui. Adorei e chamei minha filha para vir também. Agora pretendemos vir todos os anos.
Logo após a multidão que segue o trio elétrico passar, vinham os primos Nataly Fagundes, 23 anos, e Caue Charmes, 22, com uma turminha bem animada. Junto da esposa de Caue, Eduarda Beheregaray, 23, os três trouxeram para o evento as gêmeas Maya e Zuri, um ano, e o filho da Nataly, Ravi, oito meses. Assim como os pequenos, essa era a primeira vez dos adultos no evento.
— A gente veio para ver como eles iam se adaptar e estão gostando mais do que a gente. Optamos por vir aqui porque o pessoal é mais tranquilo do que na Cidade Baixa e estamos achando bem seguro, tem bastante policiamento.
Horário dos desfiles
Apesar de a prefeitura de Porto Alegre ter informado que os desfiles começariam às 14h no três dias de folia, a empresa que realiza o evento diz que o horário correto é às 17h. Conforme o coordenador Juarez Gutierres, representante da Banca Construções e Eventos, a festa sempre esteve organizada para abrir às 16h e iniciar os desfiles às 17h.
Confira os horários de segunda-feira (12)
- 17h - Bloco do Cardoso
- 18h - Bloco JP Espetinhos
- 19h - Bloco Samba Tchê
- 20h - Bloco Guardiões do Samba
- 21h - Bloco Reação Black - Rap in Cena
Confira as alterações de trânsito
- O trecho 1 da Orla foi bloqueado desde as 22h desta sexta-feira (9) e permanecerá com o bloqueio até terça-feira (13), às 20h.
- De sábado (10) até terça-feira (13), da Rótula das Cuias até o Estádio Beira Rio, o horário de bloqueio do trecho acontece conforme os horários da área de lazer, das 7h às 20h.
- A EPTC estará no local orientando o trânsito para garantir a segurança viária. As informações adicionais sobre trânsito serão divulgadas no perfil do X, @EPTC_POA (antigo twitter).