A Associação Hospitalar Vila Nova (AHVN) está operando com restrições desde o último domingo (4), quando um alagamento foi registrado no primeiro andar após uma pancada de chuva na zona sul de Porto Alegre. Dois dos seis quartos afetados seguem interditados para a realização de manutenção.
Por conta disso, 12 pacientes permanecem em outras unidades de internação. Em um primeiro momento, ao menos 30 pessoas precisaram ser realocadas.
Uma fonte ouvida por GZH registrou em vídeo o momento em que o esgoto começou a transbordar e se espalhar pelo prédio. Eram cerca de 23h30min quando a água suja passou a ser vista nos corredores.
De acordo com a instituição, o problema foi provocado pelo entupimento dos canos de escoamento da água da chuva devido ao descarte inadequado nos vasos sanitários do hospital. No entanto, não foi informado o tipo de material descartado indevidamente.
Além da realização de hidrojateamento para limpeza da tubulação, a assessoria de imprensa informou que também está sendo instalado um canal auxiliar para aumentar a capacidade de drenagem em caso de entupimento da rede principal.
A expectativa é de que os trabalhos sejam concluídos na sexta-feira (9) com a liberação dos 12 leitos.
A assessoria de imprensa do Hospital Vila Nova ressaltou, através de nota, "o comprometimento e empenho de todos os profissionais em promover a melhor assistência aos pacientes, apesar das condições adversas proporcionadas pelo evento, assim como o empenho da equipe de higienização em promover a limpeza e adequação sanitária à unidade de internação".