No quarto dia após a tempestade que atingiu o Rio Grande do Sul, clientes da área de concessão da CEEE Equatorial que já estavam aliviados com o retorno da energia elétrica voltaram na ficar sem luz. O boletim mais recente fornecido pela empresa, às 11h deste sábado (20), indica 68 mil clientes desabastecidos.
A empresa chegou a ter 600 mil consumidores sem energia logo após a tempestade - o total de pontos sem luz chegou a 1,3 milhão, o maior em 10 anos. A concessionária projeta a normalização do abastecimento até este domingo (21).
Moradores dos bairros Ipanema, Passo d'Areia, Petrópolis e Vila Ipiranga relataram à reportagem da Rádio Gaúcha que o serviço de energia elétrica não foi reestabelecido totalmente, ou que durou muito pouco tempo funcionando normalmente.
— A luz voltou à meia-noite, em meia fase, e caiu novamente às 2h da madrugada e não retornou mais. Ouvimos um estouro, e a eletricidade apagou, inclusive, em ruas que já tinham energia anteriormente — conta Maria Bernadete Hoff, 72 anos, moradora da Rua Alberto Silva, bairro Vila Ipiranga.
Moradora da Rua Calage, no Passo d’Areia, Zona Norte, Rita de Cássia Webber Massena, 58 anos, também passou pela mesma experiência:
— Na terça-feira faltou luz, no temporal. Retornou às 17h de quarta (17). Tudo seguiu bem. Até faltou novamente durante a madrugada. Quando acordei estava tudo desligado.
Outro relato é de Márcia Prado, 46 anos. Moradora da Avenida Iguaçu, no bairro Petrópolis, ela celebrou a volta da luz na quinta-feira, por volta das 22h. No entanto, voltou a faltar na madrugada deste sábado.
— Achamos que tinha acabado o pesadelo, mas nesta madrugada voltou a faltar luz novamente. Estamos sem. É inacreditável — lamenta.
Na Rua Dr. Tauphick Saadi, bairro Bela Vista, uma árvore caiu na fiação elétrica nesta madrugada e desligou o fornecimento de energia mais uma vez, às 3h. Segundo moradores, a árvore já tinha perdido galhos na noite de terça-feira, com a chuva e o vento.
— Ela encharcou de novo com a chuva de ontem (sexta-feira) e não suportou — relata o morador Toni Ranzan, de 58 anos.
A comunidade do bairro manifesta preocupação com o vaivém da eletricidade, temendo perder eletrodomésticos.
— É muito perigoso, porque se você deixa a geladeira ligada pode queimar uma série de componentes, né? A luz fica falhando, indo e voltando — avalia Lorival Ribeiro, 82 anos.
Protestos
Conforme levantamento da Brigada Militar, houve pelo menos 18 manifestações pedindo o reestabelecimento da energia elétrica foram contabilizados na Capital ao longo de sexta-feira (19). Na quinta-feira, haviam sido registrados 25 protestos.
Contraponto
"A CEEE Equatorial informa que já restabeleceu o fornecimento de energia para 89% dos clientes desabastecidos em virtude dos temporais da terça-feira (16).
Neste momento, em toda a área de concessão, a distribuidora registra 86 mil clientes sem energia, incluindo desarmes pontuais, não relacionados ao temporais. A CEEE Equatorial segue atuando com máxima mobilização de suas equipes de manutenção a fim de normalizar seus serviços."
Como contatar a CEEE Equatorial
- Site
- Telefone 0800 721 2333
- SMS 27307, para falta de energia, que deve ser preenchido com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (UC), encontrado no canto superior direito da fatura de energia;
- Whatsapp Clara: (51) 3382-5500, para solicitar religação e informar falta de energia (basta adicionar o telefone à sua lista de contatos).