O Rio Grande do Sul tem 198 mil imóveis sem luz na manhã deste sábado (20). A maior parte do desabastecimento ainda é causada pela tempestade de terça-feira (16), afetando principalmente a região metropolitana de Porto Alegre. Até a noite de sexta, eram 218 mil consumidores sem luz.
Embora o total de atingidos na área da RGE tenha caído na manhã deste sábado, o problema na área da CEEE Equatorial se ampliou. Balanço divulgado pouco antes das 9h pela concessionária que atende a Capital indica 86 mil clientes desabastecidos. Eram 81 mil às 18h30min de sexta.
Questionada pela reportagem de GZH, a CEEE Equatorial informou que o aumento se deve a "desarmes não ligados ao temporal", registrados durante a madrugada e cuja resolução já está encaminhada. A empresa chegou a registrar 600 mil consumidores sem energia após a tempestade.
A concessionária RGE divulgou balanço atualizado às 7h deste sábado em que registra que ainda tem 112 mil clientes sem energia — eram 137 mil no boletim anterior. O pico de afetados, na madrugada de quarta, foi de 714 mil.
As duas concessionárias projetam a normalização do abastecimento até este domingo (21). A RGE admite, porém, que "pontos isolados" podem seguir com o problema por ainda mais tempo.
Como contatar a CEEE Equatorial
- Site
- Telefone 0800 721 2333
- SMS 27307, para falta de energia, que deve ser preenchido com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (UC), encontrado no canto superior direito da fatura de energia;
- Whatsapp Clara: (51) 3382-5500, para solicitar religação e informar falta de energia (basta adicionar o telefone à sua lista de contatos).
Como contatar a RGE
- SMS: Envie mensagem com o SEU CODIGO (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350.
- WhatsApp: (51) 9 9955.0002
- Site
- App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS)
- Call Center: 0800 970 0900.