Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade desta segunda-feira (22), Marcelo Ilha, Diretor de Engenharia e Operações da Claro RS, falou sobre o restabelecimento dos serviços de internet em Porto Alegre após a tempestade na noite da última terça-feira (16). De acordo com Ilha,"até o final do dia de hoje (segunda-feira), ou mais tardar até amanhã (terça-feira)", os serviços estejam completamente normalizados, exceto em áreas onde árvores ou galhos ainda interferem nas redes, demandando um tempo adicional para recuperação.
O diretor destacou que, neste momento, nenhum município na região está isolado, sendo todos com os sinais de celular da Claro em operação. Contudo, a Capital foi mais impactada devido a problemas energéticos.
— O que tem acontecido é que quando volta a energia, os clientes notam que falta internet e acabam nos acionando. Como já temos um longo tempo de falta de energia, isso vai acumulando na questão de prestação de serviço, mas os times estão todos na rua para atender as demandas principais — disse.
De acordo com Ilha, queda de árvores sobre as redes e galhos interferindo nos cabos conectados aos postes são obstáculos. Nos casos de danos aos cabos, o reparo é mais demorado.
Ilha reconheceu que casos individuais, especialmente aqueles que vão do poste até a casa do cliente, são mais difíceis de mapear. Ele recomenda que os clientes que estiverem com problemas na conexão visitem as lojas da Claro para resolver as questões relacionadas à interrupção dos serviços.